Publicado em: 04/06/2024 às 16:55

Edital Ciência na Mesa 2 habilita incubadoras e promove rodadas de integração

Mais de 60 empreendimentos econômicos e diversas cooperativas populares participaram da Etapa 2

“A nossa expectativa é de que, com o apoio desse edital, a gente possa assessorar a criação e o desenvolvimento de empreendimentos econômicos com impacto social nos territórios de abrangência da universidade, na perspectiva de um desenvolvimento solidário”. Foi assim que Altermar Felberg, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e atual gerente executivo da Incubadora de Tecnologias Sociais e Economia Solidária do Sul e Extremo Sul da Bahia (Itesba), destacou a importância do Edital Ciência na Mesa 2 para o segmento.

A Itesba é uma das seis incubadoras habilitadas que participou das Rodadas de Integração coordenadas pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A atividade faz parte da segunda etapa do Edital e se encerrou nesta terça-feira (3), no auditório Milton Santos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador. Na ocasião, participaram do encontro três incubadoras, mais de 40 empreendimentos econômicos e diversas cooperativas populares.

Para Altemar, a parceria entre o governo do Estado da Bahia e as universidades públicas baianas é relevante e estratégica para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios de identidade e para a estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “O investimento público no reforço à infraestrutura e capacidade de operação e impacto das incubadoras científicas baianas é fundamental para que elas possam cumprir seus papéis, que são de criação e manutenção de redes de economia solidária e de comércio justo no nosso Estado, além de assistência técnica a empreendimentos econômicos solidários comprometidos com uma nova economia solidária e sustentável”.

O Edital Ciência na Mesa 2 – Incubadoras para Cooperativas e Associações Populares e Empreendimentos Econômicos Solidários de Base Tecnológica visa selecionar e apoiar projetos para fortalecimento de incubadoras de base tecnológica para que qualifiquem, assistam e auxiliem tecnicamente cooperativas populares e empreendimentos econômicos e solidários para a produção, beneficiamento e distribuição de alimentos de base agroecológica, orgânica e/ou oriundos de atividades extrativas ambientalmente sustentáveis. O Edital conta com R$ 6 milhões em investimentos, podendo ser submetidos projetos de até R$ 1 milhão.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, Davidson Magalhães, ressalta que “os empreendimentos da economia solidária têm um grande desafio nesse momento, o de incorporar, na sua dinâmica e gestão, elementos de inovação tecnológica, fundamentais para que se tornem competitivos”. Ainda segundo o secretário, esse edital é um importante instrumento para permitir o acesso desses empreendimentos ao desenvolvimento tecnológico, contribuindo para uma ação exitosa, com o aumento da geração de renda.

Para Ronalda Barreto, coordenadora da Incuba UNEB, o diferencial desse edital é o seu objetivo, que foi construído pela relação estabelecida com as universidades e os grupos populares. “A primeira etapa foi de qualificação das incubadoras. Foi muito importante porque entidades que não têm o mesmo caráter também tentam acessar esses recursos. Então, essa etapa eliminou aqueles que não têm os mesmos propósitos e as mesmas concepções. A segunda etapa, a Roda de Integração, impulsiona a integração entre os grupos populares, a Fapesb e as universidades. Isso faz com que os projetos, que ainda serão elaborados, traduzam as necessidades dos grupos e a capacidade e competência das incubadoras universitárias que irão acompanhar esses grupos” ressaltou.

Rodadas de Integração

Nos dias 22 e 24 de maio aconteceram, respectivamente, as primeiras Rodadas de Integração. Foram elas: no Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Antônio de Jesus; no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus; e na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

Participaram dessa etapa, no interior da Bahia, as incubadoras habilitadas e 21 empreendimentos e cooperativas inscritos. Os objetivos desses encontros foram apresentar as regras do edital para o empreendimento, identificar as necessidades deles e definir, a partir da demanda de cada um, as ações principais para o processo de incubação.

Para Talita Assis, coordenadora de Apoio às Tecnologias Sociais e Ambientais da Fapesb, os momentos de integração entre incubadoras, empreendimentos e cooperativas foram de aprendizados. “Foram oportunidades de compartilhamento, especialmente de forças e fraquezas relacionadas à gestão e comercialização da produção deles. As incubadoras terão um grande desafio, mas acreditamos que tenham capacidade de assistir esses empreendimentos”, afirmou.

Conforme descrito no Edital, na próxima etapa, os proponentes deverão apresentar, dentre outros documentos, a identificação do empreendimento selecionado a partir das Rodadas de Integração e um plano de ação.