Publicado em: 08/09/2010 às 11:25

Edital conjunto vai selecionar propostas para o repatriamento de dados da flora brasileira

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) lançam o Edital 056/2010.
Este Edital promoverá o resgate e a disponibilização das informações, para o Brasil e para o mundo, das amostras da flora brasileira coletadas até o século 20, por missões estrangeiras e depositadas no Royal Botanic Gardens (RBG) de Kew, Inglaterra, e Muséum National d’Histoire Naturelle (MNHN) de Paris, França.
As propostas serão aceitas até o dia 25 de outubro. Devem envolver projetos individuais ou em redes temáticas com o foco em pesquisas integradas ao processo de repatriamento, que contribuam para a ampliação do conhecimento e maior colaboração entre grupos brasileiros e o RBG Kew e MNHN. Será investido o montanteestimado em aproximadamente R$ 17 milhões. Cada proposta aprovada receberá o valor máximo de R$ 200 mil para projetos individuais, e de R$ 600 mil para projetos de redes, para gastos com capital, custeio e bolsas.
O objetivo é apoiar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, através do resgate, uso e disponibilização online, no Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira (REFLORA) Pretende-se, ainda, promover a ampliação do conhecimento, uso sustentável e conservação da flora brasileira, a validação da identidade taxonômica de todos os espécimes resgatados ou analisados, a designação das modalidades de materiais-tipo encontrados e a capacitação de pós-graduandos brasileiros em Taxonomia de espécies da flora do país.
O proponente deve possuir o título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição executora. É estabelecido o prazo máximo de 36 meses para execução dos projetos. Os interessados devem encaminhar os projetos ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet está prevista para 15 de novembro.
Consulte o Edital completo em:
Assessoria de Comunicação Social do CNPq