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Publicado em: 27/06/2012 às 19:19

Empresa em Salvador desenvolve laboratório virtual de física com apoio da FAPESB

Por: Ascom/Fapesb

Você que é ou já foi aluno de física deve lembrar muito bem de todos os desenhos com planos retos, planos inclinados, carros, bolas, caixas, sem contar nos circuitos elétricos que o professor desenhava no quadro. Quantas vezes você quis saber como seria na prática cada uma daquelas situações? Agora é possível. A Educandus, empresa há 22 anos no mercado de tecnologia educacional, desenvolveu o Newton, um laboratório virtual interativo para geração de simuladores e experimentos de física na internet. O Newton permite que estudantes e professores montem seus experimentos acessando, através do simples click do mouse, os diversos componentes e medidores necessários, de forma semelhante aos modelos reais.

Dotado de login e senha, o laboratório virtual possibilita aos professores monitorarem o aprendizado do aluno através do LMS (Learning Management System), podendo, desta forma, identificar as dificuldades no aprendizado. O Newton traz inúmeras funcionalidades exclusivas que facilitam a compreensão dos fenômenos físicos simulados. O maior envolvimento e a facilidade de compreensão dos assuntos são promovidos pela alta interação proporcionada pelos experimentos e a interface gráfica em alta resolução, contando com recursos 3D. O Newton permite que os experimentos sejam gravados e visualizados por outros usuários: “Se você gravar um experimento no Newton e eu gostar, posso estudá-lo, modificá-lo e gravar como se fosse um novo experimento enriquecendo a biblioteca do laboratório”, explica José Valber Cavalcante, coordenador do projeto.

Os simuladores funcionam como experimentos prontos onde o usuário apenas informa valores para algumas variáveis e assiste a execução do fenômeno sem poder interferir. É possível, por exemplo, montar circuitos elétricos e medir a corrente e voltagem, simular movimentos de corpos sólidos alterando velocidade, atrito, resistência do ar e outras variáveis que possam interferir no movimento proposto. Para isso, o Newton disponibiliza planos horizontais e inclinados, polias, molas, blocos, bolas, medidores de velocidade, tempo, aceleração, peso, referências de atrito, gravidade, elasticidade, massa e muitas outras propriedades e ferramentas.

Além de montar e gravar experimentos referentes aos exercícios proposto em sala de aula, o aluno poderá repetir ou publicar na web o evento gerado, o qual poderá ser analisado posteriormente pelo professor. Este, por sua vez, poderá registrar suas observações para o aluno.

O Newton oferece diversas vantagens para alunos, professores e escolas, permitindo a repetição de experiências, sem custos extras com consumo de materiais, em um ambiente virtual 100% seguro. Além disso, amplia a interação entre professores e alunos facilitando a transmissão do conhecimento de forma dinâmica e atrativa. Isto é particularmente importante na rede pública de ensino, cujos laboratórios reais ou não existem, ou carecem de materiais consumíveis.

Em 2010, a Educandus levou o Newton para uma feira de educação na Inglaterra, onde teve uma excelente repercussão. A equipe observou que lá não havia software similar, com as mesmas funcionalidades que o Newton, o que foi um grande incentivo para que eles continuassem aprimorando o programa. No mesmo ano, o Newton foi apresentado em outra feira internacional, desta vez na Suíça, onde novamente se percebeu a ausência de produtos com suas características. “Vimos, então, que estávamos fazendo a coisa certa, que o Newton tinha seu quinhão de inovação, até mesmo pela procura, pelas visitas que tivemos em nosso stand, com pesquisadores e educadores de diversos países”, conta Valber.

A Educandus desenvolveu o Newton com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e da FINEP, através do Edital PAPPE-Subvenção Econômica, com o valor de R$ 480 mil. No momento, este Edital está com inscrições abertas até o dia 03 de agosto, no valor total de R$ 8,6 milhões.

Fonte: ascom/fapesb

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