Publicado em: 24/08/2012 às 20:06

Encontro de Economia Baiana estimula pesquisa acadêmica

Estão abertas as inscrições para o VIII Encontro de Economia Baiana que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, em Salvador, com o tema “Industrialização e Desenvolvimento – Desafios e Tendências”. O economista do BNDES, David Kupfer (UFRJ) fará conferência na abertura do encontro, com o tema central “Industrialização e Desenvolvimento”. O Secretário do Planejamento da Bahia, economista José Sérgio Gabrielli, fará conferência no encerramento sobre o tema “Financiamento do Desenvolvimento”. As inscrições devem ser feitas pelo endereço http://www.eeb.ufba.br/

O VIII Encontro de Economia Baiana é resultado de uma parceria entre a Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – SEI, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e o Curso de Mestrado em Economia, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA. Segundo o economista Vitor Lopes, representante da Desenbahia na Comissão Coordenadora, o objetivo é “refletir e estimular o debate sobre a economia baiana, e especialmente o momento atual da indústria, fortemente afetada pela redução do PIB, provocando o envolvimento da comunidade acadêmica e empresarial são as propostas do encontro, que será realizado no Hotel Fiesta, bairro Itaigara.

Dos 150 trabalhos científicos submetidos, 42 foram aprovados pela Comissão Científica e, destes, 28 são de universidades e centros universitários de fora da Bahia, o que demonstra o interesse despertado em instituições de todo o país. No dia 21 haverá mesa-redonda sobre a economia do Nordeste e da Bahia, com participação dos professores Fernando Matos (UFF) e Luiz Filgueiras (UFBA) e por um representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Serão quatro mesas temáticas. 1) Economia Baiana, 2) Economia Regional, 3) Financiamento do Desenvolvimento; (4) Industrialização e Desenvolvimento. Os melhores trabalhos de cada mesa temática receberão um prêmio no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). Durante o VII Encontro de Economia Baiana será lançada a 17ª Revista Desenbahia, um veículo destinado a publicar trabalhos acadêmicos. O VIII EEB, cujo público é formado por estudantes, professores e empresários de todo o país, é patrocinado pelo SEBRAE/BA, Bahiagás e Petrobras.

Fonte: portal Desenbahia