Publicado em: 29/02/2012 às 19:45

Estudante da Unifacs premiado no Concurso Ideias Inovadoras participa de encontro com Bill Clinton nos EUA

O estudante de Engenharia Mecatrônica da Unifacs, Daniel Veiga, é o aluno escolhido pela Rede Laureate Brasil e um dos cinco selecionados pela rede internacional de universidades Laureate para participar do Fifth Annual Clinton Global Initiative University Meeting (CGI U), que acontece de 30 de março a 1º de abril, na George Washington University, em Washington, D.C. (EUA).

“Nos últimos cinco anos, a Clinton Global Initiative University convocou mais de 3.500 estudantes de 641 escolas em 110 países e 50 estados. Estes alunos representam a esperança que eu tenho para a nossa próxima geração, e estou animado para ver as soluções inovadoras que eles vão trazer para CGI U em 2012″, diz o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. O encontro reúne cerca de 1.000 estudantes de todos os continentes, juntamente com líderes de ONGs, empresários e celebridades engajadas em ações por mudanças positivas na sociedade.

“Fico muito honrado por representar uma voz brasileira em um evento desta magnitude”, afirma o estudante de Mecatrônica que foi selecionado por sua atuação dentro da Universidade, se envolvendo em importantes projetos de inovação que associam empreendedorismo à busca por melhorias na qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Projetos inovadores – A trajetória universitária de Daniel Veiga inclui sua participação na criação e desenvolvimento de dois projetos que ganharam destaque dentro e fora da Unifacs. Um deles foi a Braille Printter, uma impressora do tipo ink jet adaptada para imprimir em Braille, linguagem utilizada pelos deficientes visuais. A criação em parceria com os colegas Bruno Cavalcanti e Lucas Costa Mendes foi premiada na etapa regional do Desafio Brasil 2010 e ficou entre os oito melhores na etapa nacional. “Também conquistamos o 2º lugar no concurso Idea to Product 2010, promovido em São Paulo pela Fundação Getúlio Vargas”, conta o estudante.

A mais recente criação de sucesso foi o Motus, uma órtese desenvolvida em conjunto com os colegas Bruno Cavalcanti e Bruno Soares para auxiliar no movimento da perna de pessoas que sofrem de hemiplegia, paralisia que atinge apenas metade do corpo. A inspiração veio de seu irmão, Vitor Veiga, que convive com o problema. “O Motus atua na perna deficiente através de eletroestimulação, ajudando no movimento da perna”, explica Daniel. O Motus acaba de ser vencedor do Concurso Ideias Inovadoras 2011, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O encontro – As reuniões do Clinton Global Initiative University Meeting consistem em sessões de trabalho, sessões de habilidade e grandes discussões plenárias, onde participantes podem aprender sobre abordagens inovadoras para resolver problemas globais. Além disso, cada reunião apresenta um projeto de serviço em larga escala, que os participantes podem levar para suas comunidades.

Fonte: Gente & Mercado