Voltar
Publicado em: 13/09/2016 às 15:34

Etapa nacional: Baianos conquistam vaga na Maratona de Programação 2016

Por: Ascom/Fapesb

Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participaram da etapa regional da Maratona de Programação 2016, na disputa por 60 vagas da etapa nacional para representar o Brasil no ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC). Entre as 17 grupos de cinco universidades da capital baiana, a equipe “Robério e seu Teclado”, resolveu nove dos doze problemas contidos na prova e foi a segunda melhor equipe do país. O evento aconteceu no último sábado (10), no Senai/Cimatec.

Para o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Ufba e orientador do grupo, Maurício Pamplona o resultado “mostra que os nossos estudantes são tão bons quanto os estudantes de qualquer outro lugar do país, e a prova disso são os resultados alcançados pela UFBA nos últimos dois anos. Resultados assim, no entanto, exigem interesse e dedicação dos estudantes, pois, como em toda competição, é necessário muito treino para despontar entre os outros competidores”, disse.

Pamplona explica também que a competição consiste em um conjunto de problemas reais que devem ser resolvidos computacionalmente em um período de cinco horas. “A equipe que resolver a maior quantidade de problemas é a vencedora, e, em caso de empate, vence quem resolveu os problemas no menor tempo”.

A equipe “Robério e seu Teclado”, composta por estudantes da Universidade Federal da Bahia já coleciona bons resultados. Em 2015, o grupo participou da IEEEXtreme 9.0, uma competição de 24 horas organizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), ocupando a 10ª colocação mundial e 2ª nacional. No mesmo ano, o grupo alcançou o 4º lugar na Maratona de Programação, evento nacional realizado pela Sociedade Brasileira de Computação. A equipe segue junto com grupos da UFPE, UFBA e UFCG para etapa nacional.

Voltar