Publicado em: 11/10/2012 às 16:57

FAPESB apoia evento da UNEB sobre Caminhos para a Prosperidade na SNCT

Com apoio da FAPESB, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizará, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a exposição “Caminhos para a Prosperidade”. O evento será composto pela apresentação de ações desenvolvidas pela UNEB, através do Núcleo de Educação Especial NEDE, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP e da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários INCUBA. As ações contribuem para a inclusão social, a promoção do desenvolvimento humano, a preservação ambiental e a geração de riquezas.

Durante a exposição, serão apresentados elementos que estimulem a reflexão sobre os conceitos de economia verde, sustentabilidade e pobreza. O tema da SNCT será apresentado em quatro seções:

– Para além da diminuição da emissão de carbono
Apresentação da bicicleta de bambu; pesquisas acadêmicas que mostram as vantagens ambientais da utilização do bambu, lembrando ao público a existência de outros materiais que podem atender as necessidades atuais e futuras; reflexões sobre os custos econômicos, de saúde e ambientais, causados pelos engarrafamentos nas grandes cidades; o projeto bicicleta escola, da Prefeitura de São Paulo, e outras experiências que aliam tecnologias verdes com melhoria da qualidade de vida e da convivência humana.

– De mãos dadas
Apresentação de tecnologias sociais desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, que aliam estratégias de inclusão socioeconômica com a produção de novas tecnologias; pão enriquecido com farinha de semente de abóbora parceria com a COOFE – Cooperativa Múltipla Fontes de Engomadeira, e com o Centro de Saúde e Departamento de Ciências da Vida; e a telha de sisal-cimento desenvolvida com a COOPERJOVENS.

– Ampliando horizontes
Apresentação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Especial NED de tecnologias assistivas, do percentual da população com deficiência, por tipo de deficiência e dos tipos de ajuda disponíveis, de acordo com a ISO 9.999.

– Uma visão mais ampla da riqueza
Apresentação do El Sistema, ação nascida na Venezuela, em 1975, por iniciativa do Maestro José Antônio Abreu, consagrada ao resgate pedagógico, ocupacional e ético da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática coletiva de música, dedicada à capacitação, prevenção e recuperação dos grupos mais vulneráveis do país, tanto por suas características etárias como por sua situação socioeconômica. O El Sistema já formou mais de 300 mil músicos na Venezuela e hoje é reconhecido mundialmente, tendo inspirado a implantação de iniciativas similares em 25 países, entre eles o Brasil, com o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, que neste ano comemora seus 5 anos de existência.

Neste ano, a UNEB visa estimular, via divulgação na WebTV Uneb e outros meios, a participação dos estudantes da Universidade do Estado da Bahia e de outras universidades e centros de ensino superior. Para a coordenadora do projeto, Zélia Maria Fajardini, mostrar estas ações é incentivar as pessoas a refletirem sobre seus modos de vida e a relação com outros modos de vida. Ao mesmo tempo, estimula as pessoas a conhecerem ações desenvolvidas no Estado da Bahia, levando-as a refletir sobre conceitos mais amplos e a se inserirem na busca da melhoria da qualidade de vida.

A exposição das ações da UNEB acontecerá no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2012, de 15 a 21 de outubro, no Núcleo de Educação Especial NEDE, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP e da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários INCUBA, na UNEB.

Fonte: Ascom/Fapesb