Voltar
Publicado em: 22/11/2012 às 19:53

FAPESB apoia evento nacional de pró-reitores em Salvador

Por: Ascom/Fapesb

Teve início na noite de ontem, 21/11, o XXVIII Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Enprop), que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em Salvador, com o tema “A pesquisa e a pós-graduação para um Brasil sem fronteiras e sem miséria”. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Fizeram parte da mesa de abertura, o Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), Hélio Leães Hey, a Presidente do XXVIII ENPROP, Marluce Maria Araújo Assis, o Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Machado Lopes, o Diretor de Programas e Bolsas da CAPES, Márcio de Castro Silva Filho e o Pró-reitor de Pós-Graduação da UFBA, Prof. Robert Verhine.

Segundo Roberto Paulo Lopes, o ENPROP contribui para ampliar a percepção da comunidade acadêmica da importância que a formação científica tem na construção de uma nova sociedade. O diretor geral da FAPESB falou sobre o esforço desta instituição nos últimos anos para expandir a estrutura potencial cientifica e tecnológica da Bahia. “Nos últimos 10 anos a quantidade de programas de Pós Graduação ampliou consideravelmente e com certeza a FAPESB foi fundamental para que isso se tornasse realidade”, disse, ressaltando que somente em programas de bolsas, a FAPESB executou cerca de R$ 30 milhões em 2012.

O ENPROP é uma realização do FOPROP por meio do Fórum Baiano de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (PPBahia). Seu objetivo é promover o debate sobre processos de gestão e políticas públicas nas áreas de pesquisa e pós-graduação, elaborar contribuições para seu aprimoramento e superação de problemas, além de propiciar o compartilhamento de experiências bem sucedidas.

A programação traz mesas-redondas, palestras e plenárias. A abertura oficial contou com a palestra do Secretário de Planejamento da Bahia (Seplan), José Sérgio Gabrielli. O gestor discorreu sobre o tema central do encontro.

Fonte: Ascom/Fapesb

Voltar