Publicado em: 06/10/2010 às 16:14

Fapesb apóia R$ 4 milhões em projetos de infraestrutura para Universidades e ICT’s da Bahia

Fapesb assina convênios de mais de R$ 4 milhões em projetos de infraestrutura, objetivando o fortalecimento e expansão da base científica da Bahia
Aconteceu na manhã de hoje, 06.10.2010, na sede na Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia, a contratação de propostas aprovadas, referentes ao edital nº 06/2010.
O evento contou com a presença do Diretor Geral da Fapesb, Roberto Paulo Machado Lopes, da Assessora Chefe, Ana Oliveira e de gestores e pesquisadores contemplados.
O programa de infraestrutura de pesquisa da Fapesb está ligado ao Programa Pró-Pesquisa, que tem por objetivo criar condições para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e da inovação no Estado da Bahia, por meio do
financiamento de projetos de pesquisa e/ou de implantação, expansão, recuperação e/ou modernização da infraestrutura de pesquisa em universidades, instituições de ensino superior, centros tecnológicos e de pesquisa, públicos ou privados, sediados no Estado da Bahia.
Em 2010, o edital de infra disponibilizou R$ 4 milhões para criar condições de desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no Estado da Bahia, através do financiamento de projetos de implantação, expansão e modernização de laboratórios, bibliotecas e biotérios.
As propostas foram enquadradas pelos proponentes em apenas uma das duas faixas:
Faixa 01: Projetos de infraestrutura para Programas de Pós-Graduação com doutorado em processo de consolidação (notas 4 na Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Projetos de infraestrutura para Programas de Pós-Graduação com potencial para implementação de doutorado, ou seja, Programas de Pós-Graduação com cursos de mestrado cujas notas sejam 4 ou 5 na Capes.
Faixa 02: Projetos de infraestrutura para Programas de Pós-Graduação, visando o fortalecimento de cursos de mestrado, reconhecidos pela Capes. Para esta Faixa poderão concorrer os cursos novos de mestrado que ainda não passaram pela avaliação da Capes ou cursos de mestrado cuja nota seja 3 na Capes.
Nos anos anteriores, projetos de infra, distribuídos em diversas áreas, destacaram-se ao apresentarem suas aplicações práticas e seus conseqüentes benefícios diretos para a sociedade baiana.
Fonte: Fapesb