Voltar
Publicado em: 26/08/2011 às 13:44

FAPESB completa 10 anos e lança 04 Editais

Por: Ascom/Fapesb

Nesta sexta-feira, 26/08, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB comemora 10 anos de existência. Desde 2001, a Fundação vem contribuindo para a inserção da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Estado, através do apoio a projetos de pesquisa e concessão de bolsas de estudo, contando com parcerias estaduais e federais.

Como parte da comemoração, a FAPESB lançará quatro novos editais. Na área científica, o Apoio à Organização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos apoiará a organização e a realização de eventos em Ciência e Tecnologia na Bahia, propiciando a divulgação de pesquisas e favorecendo intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais.

Ainda na área científica, o Edital de Apoio a Pesquisas Interdisciplinares – PROINTER apoiará atividades de pesquisa em C,T&I subsidiando a aquisição, instalação, modernização, ampliação e/ou recuperação da infraestrutura de pesquisa nas instituições de ensino superior da Bahia.

Na área de inovação, a FAPESB lançará o Edital de Apoio às Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, cujo objetivo é fortalecer e consolidar as incubadoras como instrumentos de auxílio a empresas e empreendedores nascentes e, consequentemente, como agentes de desenvolvimento sócio-econômico sustentável do Estado da Bahia.

Por fim, a FAPESB lançará um edital inédito no Brasil entre as Fundações de Amparo à Pesquisa: o Edital de Apoio a Projetos de Caracterização de Indicação Geográfica no Estado da Bahia. O objetivo é apoiar projetos que irão identificar e caracterizar um produto ou serviço como originário de um local ou região do Estado da Bahia. Desta forma, serão adquiridas as condições técnicas e legais para o requerimento de Indicação Geográfica destes produtos e serviços junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Desde sua inauguração, a FAPESB já apoiou mais de 7.400 projetos de pesquisa, concedeu mais de 36.700 bolsas de estudo e viabilizou mais de 90 projetos de apoio à competitividade empresarial. A ciência, a tecnologia e a inovação são fundamentais para alcançar a Bahia que queremos. Todos os modelos de crescimento econômico, assim como as experiências recentes mostram o papel determinante da pesquisa científica e da inovação no desenvolvimento das nações, na competitividade das empresas, na melhoria da qualidade de vida, na universalização dos acessos e na redução das desigualdades sociais.

Fonte: ascom.fapesb

Voltar