Publicado em: 08/04/2013 às 20:05

FAPESB destina R$8 milhões para infraestrutura de pesquisa da Bahia

021.foto08042013

Está com inscrições abertas o Edital de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa da FAPESB, no valor de R$ 8 milhões, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação stricto sensu, através do apoio a projetos de implantação, ampliação, recuperação e/ou modernização de infraestrutura física para pesquisa. O edital de Infraestrutura é voltado para os programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior ou centros de P&D, públicos e particulares sem fins lucrativos, sediados na Bahia.

A coordenadora do Edital de Infraestrutura, Lorena Moreno, explica que, este ano, existem três faixas de classificação, diferente dos anos anteriores em que havia apenas duas. A Faixa 1 é voltada para Programas de Pós-Graduação com doutorado em processo de consolidação (nota 4 na Capes) e Programas de Pós-Graduação com potencial para implementação de doutorado, ou seja, mestrados cujas notas sejam 4 ou 5 na Capes. A Faixa 2 abrange programas de pós-graduação com cursos de mestrado (nota 3 na Capes), ou que ainda não foram consolidados, nem receberam nota da CAPES: “A Faixa 2 visa justamente o fortalecimento destes cursos de mestrado”, diz Moreno.

A terceira faixa, criada este ano, apoia a aquisição de Equipamentos para Pesquisa, Multiusuários, com valor mínimo de R$ 100 mil, cada. O objetivo da Faixa 3 é apoiar a aquisição de Equipamentos para Pesquisa que normalmente não podem ser adquiridos em Editais de auxílio à pesquisa regulares ou temáticos, em função do seu custo elevado. Um dos requisitos para a solicitação de apoio neste Faixa é que cada proposta seja sustentada por pelo menos três projetos que já tenham sidos apoiados pela FAPESB, coordenados por diferentes pesquisadores. “O objetivo desta exigência é caracterizar os equipamentos solicitados como Multiusuários”, explica Moreno.

Com o intuito de inovar seu Programa de Infraestrutura de Pesquisa, a FAPESB, através da coordenadora do referido Edital, realizou pesquisas nas Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil. Por meio desta pesquisa, a FAPESB buscou encontrar as melhores formas de potencializar a estruturação dos laboratórios das instituições de ensino superior ou centros de P&D, sediados na Bahia.

O presente Edital destina 50% dos recursos previstos nesta linha de fomento para o apoio aos Programas de Pós-Graduação de instituições estaduais de ensino superior e pesquisa, desde que preservado o mérito da proposta. Com isso, a FAPESB pretende promover a desconcentração espacial do apoio e a valorização das Universidades Estaduais.
Clique aqui para acessar o Edital de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa. Para obter informações ou tirar dúvidas sobre o conteúdo do Edital, entre em contato pelo e-mail infra@fapesb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-7663 / 7665.

Fonte: Ascom/Fapesb