Voltar
Publicado em: 02/06/2023 às 12:14

Fapesb divulga resultado do Edital Empresa Competitiva 4.0

Por: Ascom/Fapesb

Saiu nesta sexta-feira (2) o resultado final do Edital ICT/Empresa Competitiva 4.0, que apoia Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) baianas através de projetos em parceria com micro, pequena e média empresas que promovam a formação de pessoas e o desenvolvimento inovador de tecnologias. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado e já está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Para Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o edital Empresa Competitiva 4.0 incentiva ainda mais a relação academia e empresa. “Com financiamento do Governo do Estado, essa relação se configura a tríplice hélice da inovação, ou seja, uma aliança impulsionadora do processo de inovação e que esperamos que possa trazer avanços para a economia baiana”, destacou.

Resultado

Cinco pesquisadores tiveram seus projetos selecionados, sendo três da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e outro do SENAI, nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Metalúrgica. As propostas contempladas receberão, ao todo, cerca de R$ 1,2 milhão para execução.

O critério Tecnologia Habilitadora, fixado nesse Edital, foi uma das regras para que os projetos submetidos fossem enquadrados e aprovados com propósitos inovadores definidos. O objetivo dessa condição é de fomentar a produção científica, tecnológica e inovadora a fim de colaborar para a superação de problemas estruturais das empresas, especialmente aqueles que não podem ser enfrentados apenas pelas intervenções que já existem, estabelecendo assim a necessidade de projetos mais criativos. Big Data, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem são algumas dessas tecnologias competentes por meio das quais os projetos foram contemplados.

O Edital Empresa 4.0 faz parte do Programa Bahia Competitiva, lançado, em 2022, pelo Governo do Estado. O intuito do Programa é aumentar a competitividade do estado, gerar novos negócios, emprego e renda, além de melhorar e diversificar a base de arrecadação.

Voltar