Voltar
Publicado em: 17/05/2023 às 15:44

Fapesb divulga resultado do Edital Inovação na Agricultura Familiar; investimento é de R$ 3 milhões

Por: Ascom/Fapesb

O resultado final dos projetos aprovados no Edital Inovação para a Agricultura Familiar foi divulgado nesta quarta-feira (17) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As 11 propostas selecionadas e suas respectivas linhas de pesquisas podem ser conferidas no site da Fundação.

Os projetos aprovados receberão ao todo um investimento de R$ 3 milhões. Com esse aporte, o objetivo dos contemplados será desenvolver novas tecnologias ou aprimorar as já existentes, cujos resultados possam ter uso efetivo na promoção do bem-estar do trabalho rural e na melhoria da produção de alimentos saudáveis e dos serviços da agricultura familiar.

O diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, destacou a importância de investir em pesquisa na área. “Esse apoio à inovação na agricultura familiar vai qualificar ainda mais os produtos do Programa de Agricultura Familiar na Bahia e gerar mais trabalho e renda”, ressalta.

Segundo José Augusto Tosato, coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), parceira no edital, os projetos aprovados vão contribuir muito porque estão direcionados a soluções de problemas reais.

“Tudo isso é extremamente inovador, a exemplo do aprimoramento da produção de base agroecológica, do desenvolvimento de novos produtos, dos sistemas agroflorestais na caatinga, do manejo regenerativo, de produtos da sociobiodiversidade, do aprimoramento de culturas tradicionais, da inovação para uso de resíduos, dentre outros”, destaca Tosato.

Nesse Edital foi obrigatório que as propostas possuíssem uma parceria institucional com ao menos uma instituição da Rede Estadual de Educação Profissional ou uma instituição oriunda das Escolas Família Agrícola (EFAs), especialmente com a participação de alunos da instituição com parceria firmada.

Voltar