Publicado em: 09/01/2017 às 13:39

Fapesb e Conselho Britânico lançam programa de incentivo à diversidade na ciência

secom-fapesb-e-conselho-britanico-lancam-programaA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), por meio de um acordo de cooperação com o Conselho Britânico, lança o Programa de Desenvolvimento e Engajamento Profissional: ‘Diversidade e Inclusão na Ciência’, que vai conceder bolsas de mestrado no Reino Unido. O objetivo da iniciativa, uma articulação da Fapesb, é alavancar a participação de grupos sub-representados, como mulheres e minorias étnicas, nas áreas de ciência e inovação no Brasil, além de influenciar mais práticas e políticas inclusivas.

Sob a linha do Professional Development & Engagement (PDE) do Fundo Newton, o edital vai financiar duas bolsas de estudo, no valor de £40 mil libras esterlinas, cada. O fundo é uma iniciativa do governo britânico, que busca promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

“A Fapesb tem um compromisso muito grande com a inclusão e o reconhecimento de minorias nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Essa parceria com o Conselho Britânico é muito importante nesse sentido. A ideia é que este edital proporcione o reconhecimento, não só no Brasil, mas também no exterior, de pesquisadores de grupos sub-representados nas ciências”, afirma o diretor-presidente da Fundação, Eduardo Almeida.

A chamada pública receberá propostas até o dia 19 do próximo mês de fevereiro e as inscrições podem ser realizadas pelo site brasileiro do Fundo Newton. Para se candidatar, é necessário possuir excelente histórico acadêmico, além de ter concluído a graduação até dezembro de 2016 em instituições dos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia.

Fonte: SECOM

Link: http://www.secom.ba.gov.br/2017/01/136780/Fapesb-e-Conselho-Britanico-lancam-programa-de-incentivo-a-diversidade-na-ciencia.html