Publicado em: 18/12/2012 às 21:02

FAPESB e Conselho Curador reúnem-se para fazer balanço geral de 2012

Nesta terça-feira, 18/12, o Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB reuniu-se para discutir e avaliar as ações do ano de 2012. O Diretor Geral, Roberto Paulo Machado Lopes, fez uma apresentação sobre o trabalho realizado pela Fundação, que, neste ano, lançou 26 editais e uma chamada pública. Lopes destacou a reestruturação dos editais para a formação de redes de apoio, a parceria da FAPESB com universidades públicas, a assinatura do Acordo de Cooperação CAPES-FAPESB para apoiar os cursos de pós-graduação na Bahia e o apoio para criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ambientes Marinhos e Ciências Tropicais.

Outro aspecto muito relevante foi a ampliação do número de bolsas de mestrado, doutorado e principalmente das cotas de bolsas de Iniciação Científica e para Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Além do número de bolsas concedidas, a FAPESB aumentou o valor de quatro modalidades de bolsa, equiparando-as aos valores praticados pelo CNPq. Cerca de cinco mil bolsistas foram apoiados pela Fapesb em 2012. Quanto aos eventos, 115 receberam o apoio da FAPESB, sendo 96 eventos científicos e/ou tecnológicos e 19 eventos de inovação e/ou empreendedorismo. Na participação em eventos, 53 pesquisadores foram apoiados.

Alguns editais inéditos foram lançados em 2012, dentre eles o Apoio Financeiro para Projetos de Pesquisa para o Programa Ciência sem Fronteiras; o Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras para Certificação de Candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras; o Apoio à Formação de Redes para Articulação entre Pesquisa e Extensão; e o Apoio à Inovação em Práticas Educacionais nas Escolas Públicas da Bahia, lançado nesta segunda-feira, 17/12.

Segundo Lopes, já está previsto para o início de 2013 o lançamento de dez editais, sendo um deles voltado para o jovem cientista, que apoiará doutores com menos de cinco anos de formação.

Fonte: Ascom/Fapesb