Publicado em: 17/12/2012 às 21:28

FAPESB e IAT lançam edital voltado para Inovação da Educação nas Escolas Públicas da Bahia

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB lançou hoje, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Anísio Teixeira – IAT o Edital de Inovação em Práticas Educacionais nas Escolas Públicas da Bahia. A solenidade de lançamento do Edital aconteceu no IAT e contou com a presença do Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, do Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Lopes, da Diretora Geral do IAT, Irene Cazorla, do Presidente da Academia de Ciências da Bahia, Roberto Santos, do coordenador de Educação Superior da Secretaria de Educação, Nildon Pitombo, da Coordenadora Geral do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, da Formadora de Geodinâmica, Célia Senna, da Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux e do Diretor de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Jeudy Aragão.

Antes da assinatura do Edital, um grupo de alunos do ensino fundamental apresentou uma pequena encenação de uma sequência didática com a articuladora Tereza Faria. O intuito foi exemplificar uma aula utilizando o livro “Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura”, lançado pelo Secretário Osvaldo Barreto em agosto deste ano.

A Coordenadora Geral do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, agradeceu pelo trabalho e esforço dos articuladores regionais do Programa: “Os articuladores são guerreiros que entenderam e se comprometeram com o papel de levar ciência para a sala de aula” disse, convidando de um a um a se levantarem para receberem os agradecimentos do público.

Nildon Pitombo falou sobre o livro “Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura” e da sua preparação, lembrando que algumas escolas já o estão utilizando este ano. “A meta da Secretaria de Educação é fazer com que a educação científica se torne realidade plena em todas as salas de aula”, disse. Segundo Pitombo, a intenção ao criar o livro foi fazer com que os alunos aprendessem de forma mais prazerosa as explicações de ciências representadas por textos e fotografias de alta qualidade, saindo do formato de livro didático convencional. “Desejo que esse material de multiplique, que permaneça dentro da escola criando raízes.”

Irene Cazorla agradeceu às instituições que colaboraram para a construção do Programa Ciência na Escola. “Esse programa só tem sentindo se garantirmos o direito de aprender das nossas crianças e alfabetizá-las plenamente na língua materna, na matemática, nas ciências, na arte, na cultura”, disse. “Eu só queria deixar uma mensagem para esses jovens que estão aqui: 50% das vagas das universidades públicas são de vocês. Vamos fazer valer esse direito”, concluiu Cazorla.

Roberto Paulo Lopes disse que o Programa Ciência na Escola contribui muito para o esforço de incorporar a ciência e tecnologia à vida dos baianos. “Sem dúvidas as ações desse projeto contribuem de forma decisiva para uma coisa que eu considero fundamental que é ampliar a percepção da importância da ciência na vida das pessoas.” Lopes parabenizou a Secretaria de Educação pela mudança de atitudes e padrões de comportamento que contribuiu para melhorar a qualidade das instituições do estado da Bahia e falou de sua satisfação em assinar o Edital de Inovação em Práticas Educacionais nas Escolas Públicas da Bahia, em convênio com o IAT. “Considero este Edital extremamente emblemático porque essas parcerias com as secretarias e as empresas permitem que possamos usar a ciência e tecnologia para atacar as demandas básicas da sociedade”, disse. “Este Edital nos permitirá desenvolver tecnologias e conhecimento para resolver um problema específico da Bahia que é das práticas educacionais”, completou. Lopes lembrou que no início de 2013 a FAPESB lançará um edital de Iniciação Científica Júnior em parceira com o CNPq, que disponibilizará bolsas para alunos do ensino médio.

O Presidente da ACB, Roberto Santos, disse que o conhecimento é o elemento fundamental para se viver na sociedade de hoje. “É emocionante ver como em pouco tempo se criou todo um sistema que conduz à formação da juventude, desde os seus primeiros anos de vida, de forma correta”, falou Santos, sobre o Programa Ciência na Escola. “Qualquer um que aqui se encontra pode estar preparado e se candidatar a qualquer atividade na sociedade e, para isso, este começo, desde a alfabetização, passando pela alfabetização cientifica, se torna um fator indispensável”, disse, dirigindo-se aos alunos da plateia.

O Secretário Osvaldo Barreto falou sobre o trabalho notável que a FAPESB vem desenvolvendo com foco nas escolas, através de seus editais de Popularização da Ciência e do Edital de Inovação em Práticas Educacionais assinado hoje: “Esse convênio que celebramos hoje aqui, e que é o segundo que a Secretaria celebra com a FAPESB, representa um aporte de 3 milhões de reais para o desenvolvimento da escola”, enfatizou Barreto. “Certamente virão outros editais e mais recursos para o desenvolvimento da ciência e o desenvolvimento de cada uma de nossas escolas da rede estadual da Bahia.”

O Edital de Inovação em Práticas Educacionais visa incentivar a produção de conhecimento de modo a contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, com foco na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e o fortalecimento da escola pública baiana. Os projetos submetidos poderão ser oriundos de qualquer área de conhecimento, desde que suas contribuições sejam voltadas para a resolução de problemas e promoção de melhorias da qualidade do ensino. O total dos recursos financeiros alocados para este Edital é no valor de R$ 3,3 milhões, sendo R$ 3 milhões do IAT e R$ 300.000 da FAPESB.

Clique aqui para conferir o Edital.

Fonte: Lorena Bertino -Ascom/Fapesb
Foto: Roberto Paulo Lopes, Osvaldo Barreto e Irene Cazorla assinam Edital