Publicado em: 12/12/2010 às 18:48

Fapesb, em parceria com a FINEP aprova recursos para Infraestrutura nas Universidades Estaduais

Durante Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP´s) do país, ocorrido em Fortaleza nos dias 02 e 03 de dezembro, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), CNPq, FINEP e as FAP´s estiveram presentes. Nesta ocasião foi divulgado o Resultado do Edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que destinou R$ 60 milhões para dos Projetos de Infraestrutura de Pesquisa nas Universidades Estaduais (contando com 50% de contrapartida do Estado e 50% da FINEP).
As universidades estaduais da Bahia foram contempladas com recursos do Edital de Infraestrutura de pesquisa, totalizando R$ 12 milhões em investimentos. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) teve um aporte de R$ 3.000.000,00; a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) R$ 3.000.000,00; a Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) R$ 3.000.000,00 e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) R$ 3.000.000,00. Deste valor de 50% de contrapartida destes investimentos são através da Fapesb e da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
O Edital, que deu origem a este fomento, resultou de um esforço da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) objetivando fortalecer a infraestrutura das universidades estaduais, que têm um papel importante na interiorização da base científica. Vale salientar que o atual presidente da ABRUEM é o reitor da Universidade de Santa Cruz (UESC), Antônio Joaquim.
Na Bahia, os seguintes projetos foram aprovados. Pela UESB: Fortalecimento e Modernização da Infra-Estrutura do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) da UESB; Ampliação da Infra-estrutura de Caracterização a Consolidação do Mestrado em Engenharia de Alimentos da UESB; Potencializando a Produção Animal na Bahia. Na UEFS: Adequação de Laboratórios de Pesquisa para atender os Programas de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais e Saúde Coletiva; Ampliação do Centro de Técnicas Analíticas(CTA) da UEFS; Integração e Modernização dos Museus e Arquivos da UEFS. Na UNEB: Estruturação dos laboratórios de Química da UNEB para pesquisas sobre a preservação da qualidade hídrica do sub-médio do São Francisco e bioprospecção; Modernização dos laboratórios do Centro de Pesquisa em Ecologia e Conservação da Natureza – CASULO, vinculados a Pós-Graduação Stricto Sensu da UNEB; Desenvolvimento da Horticultura Irrigada no Semiárido baiano. E na UESC: Avaliação do desempenho e do desgaste de componentes de motores de combustão alimentados com biodiesel, diesel, gasolina, álcool, biogás e GNV; Ampliação do Centro de Microscopia Eletrônica da UESC; Ampliação e modernização das pesquisas com sistemas vegetais e aquáticos dos programas de pós-graduação da UESC.