Publicado em: 01/09/2016 às 15:11

Fapesb festeja aniversário de 15 anos com programação diversificada

SECTI - Fapesb comemora aniversário de 15 anos com programação diversificadaMais de 200 editais e chamadas públicas, em apoio a 7.500 projetos em várias áreas do conhecimento, e mais de 30 mil bolsas de pesquisas concedidas. Os números indicam o crescimento das ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), nos últimos 15 anos, em prol da ciência, tecnologia e inovação (CTI). Nos últimos anos, a Fundação investiu R$ 614 milhões em editais e, preocupada com a formação e qualificação de recursos humanos em CTI, disponibilizou cerca de R$ 310 milhões para o Programa de Bolsas.

Para celebrar o aniversário de 15 anos, acontece programação diversificada nesta quinta-feira (25), incluindo palestra, mesas de debates e a entrega do 2º Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico. Pela manhã, a abertura do evento ocorre no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, às 9h30, com a palestra ‘15 anos Fapesb: Resultados no fomento, na criação e produção de bens e serviços inovadores’.

Debates

Para o Espaço Lazaretto, sede da Fundação, no bairro da Federação, está prevista mesas de debates sobre o tema ‘Divulgação Científica na Bahia: Cenário e Perspectivas’, a partir das 14h, e ‘Percepções sobre Inovação no Nordeste: Novos Passos’, às 15h30. Já a solenidade de entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, que vai consagrar pesquisador da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, acontece às 17h, também na sede da Fapesb.

Para o diretor-presidente da Fundação, Eduardo Almeida, a contribuição da instituição é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. “Com o apoio da Fapesb, os avanços no conhecimento científico se traduzem em benefícios para a população baiana com a introdução de novos produtos, processos e serviços inovadores no mercado. Graças ao trabalho da Fundação, a Bahia vem testemunhando um significativo crescimento de sua base científica, decorrente do aumento do número de bolsas de estudo, o que acontece paralelamente ao crescimento do número de cursos de pós-graduação”.

Protagonista

Fundada em 27 de agosto de 2001, com a missão de encurtar o caminho para a superação das desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação, a Fapesb é hoje protagonista no fomento à pesquisa na Bahia. Atualmente a Fundação, que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dispõe de um novo portal, que apresenta formato renovado e melhor navegabilidade, incluindo plataforma responsiva.

O Observatório Fapesb, lançado em maio, disponibiliza os dados referentes às bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), no período de 2012 a 2015. Há também o sistema de bolsas online, que permite a consulta sobre o trabalho dos bolsistas, a vigência da bolsa e o perfil do orientador. O portal disponibiliza ainda a ferramenta ‘Transparência Fapesb’. Leia a matéria completa no site da Fapesb http://www.fapesb.ba.gov.br/fapesb-comemora-aniversario-de-15-anos-com-programacao-diversificada/

Link: http://www.secom.ba.gov.br/2016/08/134481/Fapesb-festeja-aniversario-de-15-anos-com-programacao-diversificada.html

Fonte: SECOM