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Publicado em: 29/05/2023 às 16:33

Fapesb implanta ferramenta para bolsistas acompanharem prazos de entrega de relatórios

Por: Ascom/Fapesb

Para facilitar a consulta de bolsistas aos prazos de entrega de relatórios técnicos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), implementou uma nova ferramenta em seu site como alternativa para garantir mais agilidade à informação. Agora, basta o pesquisador acessar o portal, clicar em Cadastro Online do Pesquisador, escolher as opções Verificar Pendências e Prestação, respectivamente, e pronto, todos os prazos serão listados.

Essa alternativa de se criar um caminho que facilitasse a vida dos bolsistas em relação aos prazos de entrega dos seus relatórios veio a partir de uma reunião realizada em março deste ano entre pesquisadores, o secretário André Joazeiro, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite.

Na ocasião, tanto a Secti quanto a Fapesb reconheceram a necessidade de auxiliar os bolsistas na demanda e facilitar o acesso às informações relativas aos prazos de entrega dos relatórios técnicos. “Estamos cumprindo com mais um compromisso que acertamos em reunião com os alunos, e essa foi uma das reivindicações. Espero que resolva o problema de atraso de relatórios”, reforça Leite.

Os relatórios técnicos são documentos nos quais o pesquisador descreve o andamento parcial ou final da sua pesquisa e que devem ser entregues periodicamente à Fundação para que possa receber a sua bolsa. Vale salientar que a informação dos prazos de entrega desses documentos já vem descrita em resoluções específicas da Fapesb e no termo de outorga assinado pelo bolsista e a instituição. Portanto, a nova ferramenta é mais uma alternativa para que o bolsista acompanhe com mais rigor os seus prazos.

Para Jullyanne Lessa, coordenadora de Bolsas da Fundação, a nova ferramenta é uma forma do aluno se organizar diante de suas atividades. “Entendemos que além da informação constante nos instrumentos legais, a nova ferramenta vai facilitar que os pesquisadores acompanhem e cumpram os prazos, evitando assim a penalidade de suspensão da bolsa”. Jullyanne reforça ainda que a ferramenta recém implantada pode sofrer alguns ajustes caso necessário. “Por ser uma nova função, pode sim ocorrer alguns ajustes operacionais. O objetivo é facilitar o acesso”.

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