Voltar
Publicado em: 16/02/2011 às 19:44

FAPESB lança edital de apoio à educação científica

Por: Ascom/Fapesb

foto16022011-lego

Incentivar o ensino das ciências, utilizando atividades experimentais na didática escolar, através de uma metodologia investigativa e indagadora nas quais o aluno deixa de ser observador – receptor e passa a participar da construção do seu conhecimento é o principal objetivo do Edital para Educação Científica, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPESB.

Esta ação da FAPESB visa apoiar projetos institucionais de educação científica que propiciem a difusão e a popularização da ciência através de envolvimento de alunos da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisa como atividade escolar, seja por meio de investigação ou de experimentação. Por esse motivo, o edital de Popciências traz como novidade a possibilidade de proporcionar bolsas de Iniciação Científica Junior, destinada a alunos da educação básica.

Este Edital é parte do Programa POPCIÊNCIAS, que entende a atividade de popularização da ciência e tecnologia como o conjunto de ações que propiciem a aproximação dos conhecimentos científicos e tecnológicos com o público em geral e em especial com alunos da Educação Básica.

O projeto poderá ser oriundo de qualquer área de conhecimento, desde que mantenha o foco na Popularização da Ciência e Tecnologia através de metodologias participativas.

Os projetos poderão ser classificados em 2 (duas) linhas:

Linha 01: Projetos institucionais de educação científica oriundos de pesquisadores vinculados à Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa ou Instituições Científico – Tecnológicas (IES – ICTs), públicas ou privadas, sediadas no estado da Bahia. Cada projeto submetido a Linha 01 deve considerar um valor máximo de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).

Linha 02: Projetos institucionais de educação científica oriundos de proponentes vinculados à escolas da rede pública de ensino, escolas administradas em consórcio público – privado, instituições do Terceiro Setor e associações, cooperativas e órgãos públicos sediados no Estado da Bahia. Cada projeto submetido a Linha 02 deve considerar um valor máximo de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

Itens financiáveis no Edital 029/2010
Despesas de Capital: Aquisição de equipamentos e material permanente (máquinas, aparelhos, equipamentos, material bibliográfico nacional e importado, móveis).

Despesas Correntes Material de consumo (itens de pouca durabilidade ou de consumo rápido e de uso exclusivo para o projeto de pesquisa), despesas com importação de equipamentos, softwares necessários para o desenvolvimento dos projetos, serviços de terceiros (pessoa física e/ou jurídica), incluindo instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, despesas com transportes, alimentação e hospedagem desde que essenciais para o desenvolvimento de projetos.

Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta e a submissão deverá ser feita por meio do preenchimento de um formulário on-line, disponível no portal até o dia 25 de março, quando encerram as inscrições.
Mais informações sobre linhas de projetos, datas para submissão e de resultados podem ser obtidos no Portal da Fapesb: homologa.www.fapesb.ba.gov.br.

Outros esclarecimentos sobre o Edital nº 029/2010 poderão ser obtidos na Fapesb, através do e-mail: popciencias@fapesb.ba.gov.br ou pelo telefone: (71) 3116-7692

Fonte: ascom.fapesb

Voltar