Voltar
Publicado em: 10/12/2010 às 18:46

FAPESB lança edital em parceria com instituição francesa

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) investe mais uma vez na internacionalização de atividades na área de ciência e tecnologia ao lançar, nesta sexta-feira (3), em parceria com o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (Inria), o programa Cooperação Internacional Fapesb/Inria – 2010.
O edital destina-se a apoiar a cooperação internacional na realização de projetos de pesquisa de natureza científica, tecnológica ou de inovação. O apoio é específico para a mobilidade dos integrantes das equipes de pesquisa e se dará no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fapesb e o Inria.
Com recursos da ordem de R$ 200 mil, o programa tem como objetivo incentivar a execução de projetos conjuntos entre pesquisadores de instituições baianas e francesas do Inria, estimulando a mobilidade dos integrantes das equipes de pesquisa com atuação em quaisquer áreas das ciências da computação, mecatrônica, engenharias, matemática aplicada, tecnologias da informação e da comunicação.
Para submeter propostas, os proponentes devem ser pesquisadores com titulação de doutor e produção científica ou tecnológica de qualidade, especialmente nos últimos cinco anos. Precisam ainda estar ativos e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante com o tema proposto e manter vínculo funcional em instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), sediadas na Bahia, sempre em colaboração com pesquisadores vinculados ao Inria.
O proponente poderá também receber colaboração de pesquisadores, grupos de pesquisa e especialistas vinculados à instituição executora estrangeira, que tenham apresentado proposta correspondente ao Inria. Cada projeto proposto terá valor máximo de R$ 60 mil para financiar itens de despesas correntes, desde que devidamente justificados pelo proponente e compatíveis com os objetivos do projeto de pesquisa e das atividades de cooperação internacional.
Para as missões do Brasil na França, a Fapesb arca com as despesas de traslado, viagem, hospedagem, alimentação e seguro de viagem. Para as missões da França no Brasil, o Inria paga as despesas de traslado, viagem, hospedagem, alimentação e seguro de viagem.
As inscrições poderão ser feitas até as 17h30 do dia 1º de março de 2011. A divulgação dos resultados está prevista para acontecer em 16 de maio do mesmo ano. Mais informações pelo nossoportal.

Voltar