Publicado em: 13/06/2011 às 13:44

FAPESB lança seis novos editais de fomento a pesquisa e inovação no Estado da Bahia

Edital FAPESB-BRASKEM/IDEOM

Tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem desenvolvidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa localizadas no Estado da Bahia em colaboração com pesquisadores da BRASKEM/IDEOM. O conhecimento gerado deverá ser aplicado no setor produtivo, promovendo o desenvolvimento de tecnologia mundial fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado da Bahia e do país. Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas a seguir:

Processos de síntese de intermediários, monômeros e polímeros a partir de matérias primas renováveis;

Captura, armazenamento e conversão de CO2;

Processos fermentativos e rotas de conversão utilizando matérias-primas renováveis (açúcares, óleos e outros);

Estudos e desenvolvimento de materiais que atribuam aos polímeros (obtidos a partir de matérias primas renováveis, ou não) as propriedades físico-químicas que possibilitam sua utilização nas diferentes aplicações demandadas pelo mercado;

Poliolefinas (catálise, modificação química, outros);

Formação de recursos humanos altamente qualificados nos itens descritos acima.

Edital de Apoio a Projetos em Temas Estratégicos

O Edital destina-se ao financiamento de projetos de desenvolvimento tecnológico ou inovação em áreas de conhecimento consideradas estratégicas para o Estado da Bahia e articuladas com o Parque Tecnológico de Salvador – TECNOVIA, bem como em setores produtivos e de serviços intensivos em tecnologia, conforme descrito no Edital. Desta forma, os projetos devem visar o desenvolvimento do Estado com eqüidade social e respeito ao meio ambiente, evidenciados pelos seus impactos científico, tecnológico, econômico, sociais e ambientais.

A Fapesb disponibilizará para o Edital recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor total de R$ 5.000.000,00 .

Popciências

Este Edital visa apoiar o financiamento de projetos de organização e execução de eventos científicos e/ou tecnológicos, com foco na Popularização da Ciência e Tecnologia, a serem realizados no Estado da Bahia.

Para concorrer, os projetos devem ter vínculo com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá no período de 17 a 23 de outubro de 2011.

De forma articulada com a SNCT 2011, o Programa de Popularização da Ciência da FAPESB visa promover diversas atividades de divulgação científica e o debate sobre estratégias para enfrentar o grande desafio das mudanças climáticas e prevenção de riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

Edital Pró-Pesquisa
O Edital em questão apoiará pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e desenvolvimento e/ou de ensino e pesquisa, públicas ou particulares, sediadas no Estado da Bahia, que apresentarem propostas para o financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Os recursos financeiros do presente Edital destinam-se ao financiamento de projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica desenvolvidos em instituições de pesquisa e desenvolvimento e/ou em instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou particulares, sediadas no Estado da Bahia, nas diversas áreas do conhecimento.

Concurso Ideias Inovadoras 2011

O Concurso Ideias Inovadoras 2011 se insere no Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb, e conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, tendo como objetivos principais:

Disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado;

Promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo;

Incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras;

Reconhecer, premiar e divulgar as ideias inovadoras.

Serão premiadas as 04 (quatro) categorias: Graduandos e Pós-Graduandos Lato Sensu; Pós Graduandos Stricto Sensu; Pesquisadores; Inventores Independentes.

Outras informações podem ser obtidas pelo portal: www.fapesb.ba.gov.br a partir do dia 13 de junho de 2011.

Fonte: ascom.fapesb