Voltar
  • LANÇAMENTO:

FAPESB participada 4ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2022

Apresentação

FAPESB participada 4ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2022



A Fundação de Amparoà Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, participante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa, CONFAP,aderea 4ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2022, uma iniciativa em parceria com o Grupo de Interesse EU-LAC – formado poragências de fomento da Europa, América Latina & Caribe para a Cooperação Birregional em Ciência, TecnologiaeInovação(CT&I).

A chamada é destinada a apoiar projetos colaborativos de Pesquisa & Inovação voltados para o compartilhamento de Infraestruturas de Pesquisa de larga escala. Seis temas principais em quatro eixos prioritários(DesafiosGlobais, Saúde, Biodiversidade e Energia)são elegíveis para essa chamada, a saber:

Desafios Globais

1. Interações e integração entre ciências climáticas e ciências sociais e Humanidades;

2. Infraestruturas de pesquisa digital transversal;

Saúde

3. Medicina Personalizada;

4. Centros Regionais EU-LAC: Integração de Infraestrutura de Pesquisa para saúde e doenças;

Biodiversidade

5. Infraestruturas de Pesquisa de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos;

Energia

6. Interoperabilidade dos espaços de dados energéticos para uma exploração otimizada por produtores e prósumers/ Infraestruturas de Pesquisa.

A FAPESB espera apoiar 01 (um) projeto de pesquisa científica ou inovadora, comduraçãode até trêsanos, novalor máximo de até 20.000,00 (vinte) mil euros, que correrá à conta da seguinte Dotação Orçamentária:19.571.201.5373 - Apoio a Projeto de Pesquisa de Natureza Científica, Tecnológica e de Inovação, Fonte 100através Unidade Gestora 28.201 - FAPESB. O orçamento será distribuído apenas em Despesas Correntes (de custeio) exclusivamente para o desenvolvimento do projeto, para maiores informações acesse o Regulamento Interno da FAPESBque trata do Programa de Cooperação Internacional, diponível em:  https://www.fapesb.ba.gov.br/download/regulamento-interno/?wpdmdl=17477.

O inteiro teor do regulamento Eestá disponível em: 4th EU-LAC Joint Call in STI 2022 | EU-CELAC (eucelac-platform.eu).

Para maiores informações e acesso ao guia para proponentes, acesse  https://confap.org.br/news/confap-e-cnpq-apoiam-4a-chamada-conjunta-multitematica-eu-lac-2022-com-entidades-da-europa-america-latina-caribe/.

Pesquisadores doutores devem formar consórcios internacionais entre instituições de ciência e tecnologia e realizar a submissão através da plataforma eletrônica disponível em  https://ptoutline.eu/app/eu-lac-2022 até o dia 28/04/2022.

Voltar