Publicado em: 22/08/2011 às 13:36

FAPESB promove palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Aconteceu na FAPESB, na última quinta-feira, dia 18/08, palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT e lançamento das Olimpíadas de Química e Matemática com o professor Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O tema da palestra foi “A Popularização da Ciência e Tecnologia”. A SNCT será realizada de 17 a 23 de outubro, com o tema: “As mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

Participaram da mesa de abertura o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, a ex-diretora da FAPESB e atual reitora da UFBA, Dora Leal e o diretor geral da FAPESB, Roberto Paulo Machado Lopes. Todos falaram sobre a importância da Semana de C&T e das Olimpíadas para a inserção da ciência, tecnologia e inovação nas vidas dos jovens brasileiros. “É um processo de iniciação para fazer com que nossos estudantes compreendam a ciência”, disse Dora Leal, segundo a qual mais de um milhão e seiscentos mil alunos se inscreveram nas Olimpíadas este ano.

Após a abertura do evento, o professor Ildeu iniciou sua palestra falando sobre os desafios brasileiros na tentativa de inserir de forma mais incisiva a ciência, tecnologia e inovação na educação. Para ilustrar a situação do país, o professor mostrou alguns dados estatísticos, como o 88º lugar ocupado pelo Brasil no ranking de educação da UNESCO e 57º lugar em matemática segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA 2009.

A palestra teve como foco principal a promoção e a popularização de Ciência e Tecnologia e o aperfeiçoamento do ensino de ciências nas escolas. Ildeu mostrou as prioridades estratégicas do Plano de Ação implementado entre os anos de 2007 e 2010. Expansão e consolidação do Sistema Nacional de C,T&I; promoção de inovação tecnológica nas empresas; e C,T&I para o desenvolvimento social estavam entre as ações listadas. Segundo o professor, é necessário que haja ainda um apoio maior da iniciativa privada nas áreas: “O Brasil faz um esforço público em C,T&I, o que não ocorre no setor privado”, afirmou.

Dentre as iniciativas do governo está o crescimento na execução orçamentária do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Isso se reflete no crescimento do número de bolsas nos últimos anos. “As bolsas de Iniciação Científica são importantes para atingirmos os alunos ainda na educação básica”, disse o professor. Outras ações, segundo Ildeu, são prioritárias na tentativa de desenvolver a C,T&I no Brasil tais como o apoio a centros e museus de ciência, maior presença da ciência e tecnologia na mídia e a colaboração na melhoria do ensino de ciências nas escolas.

Para incentivar ainda mais o crescimento destas áreas, o professor enfatizou a importância de aumentar os recursos, principalmente em forma de editais. Entre 2004 e 2010 foram lançados 25 editais voltados para a popularização da C,T&I, muitos deles com o apoio da FAPESB. Isso tem contribuído para o aumento da produção científica no Brasil. Segundo o professor Ildeu, o que falta agora é criar produtos e serviços a partir do conhecimento adquirido. “Precisamos transformar o conhecimento em impacto para a sociedade”, disse.

Fonte: ascom.fapesb