Publicado em: 30/08/2011 às 20:34

FAPESB promove palestra sobre P&D em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

O Superintendente de Planejamento e Pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ex-diretor de inovação da FAPESB, Elias Ramos de Souza, apresentou hoje, dia 30/08, palestra sobre P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O evento ocorreu no auditório 2 do Pavilhão Thales de Azevedo na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

A palestra, promovida pela FAPESB, teve como objetivo apresentar elementos básicos da nova fase do desenvolvimento tecnológico e de inovação, a partir dos desafios de extração do pré-sal, no contexto da nova política industrial. O palestrante também buscou explorar novas possibilidades de fomento à expansão das pesquisas tecnológicas em energia na Bahia.

Elias Ramos falou sobre as ações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), criada pela Lei do Petróleo (Lei 9478/97) em 1997 e implantada em 1998. A ANP atua no sentido de viabilizar o desenvolvimento de Petróleo, Gás e Biocombustíveis através do Programa Recursos Humanos, aplicando recursos em P&D, e fornecendo apoio técnico ao MCT (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) no CT-Petro (Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural).

Segundo o palestrante, a Cláusula Contratual de Investimentos em P&D, instituída pela ANP em 1998 fez os investimentos na área subirem a R$ 700 milhões em 2010. Nestes 13 anos, o crescimento total foi de R$ 5 bilhões. Porém, comparado com os Estados Unidos, esse investimento ainda é pequeno, uma vez que o Brasil não conta com um grande apoio das empresas privadas. Elias Ramos disse que a previsão de recursos para os próximos 10 anos é de cerca de R$ 15 bilhões em P&D, três vezes mais do que o que recebemos até agora.

Há 12 anos a ANP possui um Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP) que, no momento, possui 2.343 bolsistas em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Agora, os esforços da Agência para aumentar os investimentos em capacitação e formação de pessoas devem-se principalmente ao fato de que, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), no primeiro trimestre de 2010, 45% dos vistos de trabalho concedidos para estrangeiros foram para profissionais do setor petrolífero. “Queremos capacitar profissionais brasileiros”, enfatizou o palestrante.

Para findar a palestra, Elias Ramos destacou os desafios da ANP para os próximos anos. Dentre eles, está a ênfase em Inovação e aprendizagem e formação de pessoal qualificado; a ênfase na cooperação universidade-empresa, visando o aumento da participação das pequenas e médias empresas na exploração e produção do setor; e a promoção e desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria Nacional.

Fonte: ascom.fapesb