Voltar
Publicado em: 24/07/2015 às 15:29

Fapesb realiza consulta pública para indicação ao Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia lançou este ano o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, o qual em sua primeira edição contemplará um pesquisador baiano da área de Ciências da Vida. Com este prêmio, a Fapesb busca reconhecer o trabalho realizado pelos pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento do estado, além de estimular o exercício da pesquisa científica. O prêmio consistirá em R$ 15 mil reais e uma placa de homenagem, a ser entregue pelo Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça. A premiação acontecerá no dia do aniversário da Fapesb, 27 de agosto, na sede da Fundação.

A indicação dos candidatos será realizada através de uma Consulta Pública aos pró-reitores de pesquisa das universidades baianas (federais, estaduais e particulares sem fins lucrativos), aos diretores dos institutos de pesquisa na área de Ciências da Vida sediados no estado e a nossos pesquisadores do CNPq atuantes na área. A seleção será feita por um Comitê de Busca formado por Esper Cavalheiro (professor titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e pesquisador 1A do CNPq), Francisco Salzano (professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador 1A do CNPq) e Paulo Buss (professor titular da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, ex-presidente da Fiocruz e atual diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz). O nome aprovado será automaticamente ratificado pela Diretoria Executiva da Fapesb.

Os pró-reitores das Instituições de Ensino Superior e os diretores dos Institutos de Pesquisa estão convidados a enviar para a Fapesb indicações pessoais (as quais podem, eventualmente, ser feitas em livre e comum acordo com outros pró-reitores e diretores). Os pesquisadores do CNPq (bolsistas de produtividade em pesquisa de qualquer nível) são também convidados a enviarem suas indicações. Neste caso, porém, a Fapesb recomenda o envio de indicações coletivas, feitas por grupos de pesquisadores. As indicações de candidaturas serão recebidas entre os dias 20 e 31 de julho. As orientações foram encaminhadas via e-mail para os membros dos citados grupos.

Por: Ascom/Fapesb

Voltar