Voltar
Publicado em: 07/06/2017 às 17:32

FAPESB recebe indicações para o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico 2017

Por: Ascom/Fapesb

Com o objetivo reconhecer o trabalho de excelência realizado pelos pesquisadores e cientistas que prestam relevante contribuição à pesquisa, tecnologia e desenvolvimento do Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia lançou, neste mês, a terceira edição do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico. Este ano, a Fapesb recebe indicações de nomes de pesquisadores (as) da grande área “Humanas e Sociais, Letras e Artes”.

As indicações dos nomes ao edital do Prêmio Roberto Santos devem ser feitas por Pró-Reitores de Pesquisa de Universidades, Diretores de Institutos ou Centros de Pesquisa e Pesquisadores Bolsistas de Produtividade em Pesquisa Nível 1 do CNPq, todos localizados no Estado da Bahia. Os nomes dos candidatos indicados devem ser enviados para premiorobertosantos@fapesb.ba.gov.br até o dia 30 de junho de 2017.

O processo seletivo para premiar o pesquisador que tenha destaque pela realização de obra científica ou tecnológica para o progresso da sua área será realizado em três etapas. Na primeira fase será feita uma consulta pública feita a Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de Universidades, Diretores de Institutos ou Centros de Pesquisa e Pesquisadores Bolsistas de Produtividade em Pesquisa Nível 1 do CNPq, todos localizados no Estado.

O segundo passo é a formação de uma lista de até dez candidatos composta pela Comissão Examinadora. A seleção final fica a cargo Comitê Especialista formado por pesquisadores renomados de fora do Estado, na área de “Humanas e Sociais, Letras e Artes”, que indicará o vencedor. O premiado receberá valor de R$ 30 mil.

Na primeira edição o pesquisador baiano Maurício Barreto, professor titular da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz/BA, recebeu o título pelas contribuições à ciência para o desenvolvimento do Estado de pesquisas científicas na Bahia. Já na segunda edição, o presidente da Academia de Ciências da Bahia e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson Bittencourt recebeu o prêmio que contemplou a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

 

Fonte: CONFAP

Link: http://confap.org.br/news/fapesb-recebe-indicacoes-para-o-premio-roberto-santos-de-merito-cientifico-2017/

Voltar