Publicado em: 17/08/2011 às 13:50

FAPESB sediou palestra de Dra. Rita Machado sobre Incentivos e Inovação na Nova Política Industrial

A Coordenadora de Articulação Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Dra. Rita Machado, apresentou na última quinta-feira, 11/08, na FAPESB, palestra sobre Incentivos e Inovação na Nova Política Industrial. Para um auditório cheio, a palestrante mostrou um panorama geral da Política Industrial na história do Brasil.

Até o início dos anos 2000, segundo Dra. Rita, a Política Industrial não era considerada uma política pública no Brasil. Em meados de 2004, o contexto começou a ficar favorável com o surgimento da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior – PITCE. A PITCE buscou melhorar a capacidade de inovação nas empresas para fortalecer a base industrial brasileira. Um de seus desafios foi aumentar os investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento, já que no Brasil, segundo Dra. Rita, esse apoio vem primordialmente do governo. “Quem investe em P&D nos outros países não é governo e sim a indústria. No Brasil ainda não se pensa assim”, disse.

Entre as metas da PITCE, estavam a reestruturação e a qualificação do INPI. Com o contínuo avanço dessa Política surgiu o Programa de Desenvolvimento Produtivo, que desde 2008 vem buscando dar sustentabilidade ao atual ciclo de expansão. Como resultado, as políticas públicas no Brasil começaram a se alinhar.

Agora, no novo cenário das políticas brasileiras, surgiu o Plano Brasil Maior, que tem como objetivo inovar e investir para ampliar a competitividade industrial e sustentar o crescimento incentivando as indústrias a investirem em inovação tecnológica. Dra. Rita salientou a importância de apoiar pequenas e micro empresas neste sentido, pois, segundo ela, são estas empresas que atualmente oferecem mais empregos.

Os esforços do Plano Brasil concentram-se, dentre outros, na atuação local e regional, integração a ações de fomento, apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica e incremento de cooperação internacional. A palestrante disse que o trabalho que vem sendo feito está se refletindo nas universidades e que busca-se firmar acordos com o MEC para que sejam inseridas nas grades curriculares, matérias sobre Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo.

Ao fim da palestra, Dra. Rita abriu espaço para debate com o público.

Fonte: ascom.fapesb