Publicado em: 10/05/2012 às 21:06

Gabrielli faz palestra na FAPESB sobre diversidade e perspectivas para o Estado da Bahia

Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 10/05, na FAPESB, uma palestra com o Secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, que falou sobre o desenvolvimento tecnocientífico no Programa de Ação da SEPLAN/BA. Gabrielli começou sua apresentação falando sobre a dimensão da diversidade espacial econômica do Estado da Bahia, que nos últimos anos cresceu mais que o Brasil. Este fenômeno não acontece apenas na Bahia, mas, segundo ele, em todo o Nordeste. Gabrielli explicou que a descentralização do crescimento econômico decorre do fenômeno de inclusão social, do aumento da participação dos seguimentos de renda mais baixa na vida econômica do país.

O secretário falou sobre as novas características do semiárido baiano – que corresponde a 78,5% da área do Estado e 43% do semiárido brasileiro – como o aumento de casas rurais ligadas à rede hidráulica e o aumento do número de crianças matriculadas na escola. Disse ainda que há três setores crescendo nas cidades pequenas e médias do nordeste: “Salão de beleza, porque as pessoas se embelezam, lan house, porque as pessoas se conectam, e sexshop, porque ninguém é de ferro”, brincou o secretário. “Isso reflete um fenômeno de criação de renda, de mudança da realidade econômica.”

Gabrielli prosseguiu falando sobre as novas atividades econômicas e oportunidades do nordeste. Embora a pobreza não tenha desaparecido da região do semiárido e mesmo com a maior seca dos últimos 50 anos, os efeitos sociais estão sendo menores do que em situações anteriores. “Por que? Porque há uma circularização econômica muito maior neste momento nestas regiões, inclusive porque o bolsa família, o crédito para a agricultura familiar estão chegando nesses lugares”, disse o palestrante. Na situação de seca em que vive o nordeste, Gabrielli acredita que as atividades desenvolvidas no semiárido podem contribuir para a geração de renda nas pequenas cidades, movimentando o comércio e os serviços, o que, segundo ele, dará um fôlego neste momento dramático de estiagem.

Para o secretário, toda essa situação abre um leque de ideias que devem ser discutidas pela Academia de Ciências, universidades e centros de pesquisa, pois tratam-se de oportunidades novas em uma economia que tem características tradicionais. Já que é impossível combater a seca, por ser um fenômeno natural cíclico, é preciso criar uma política que prepare o semiárido baiano para viver durante este período. “Isso necessariamente implica em criar mecanismos de alteração da atividade econômica pra que ela possa ser conectada à realidade natural do imediato. Mas isso implica essencialmente em inovação e produção, onde ciência e tecnologia são fundamentais”, disse.

Gabrielli discorreu ainda sobre muitos problemas e limitações do estado, como a necessidade de integração física e cultural entre as diferentes regiões da Bahia, a importância da ferrovia oeste-leste para promover esta conexão e citou as inúmeras atividades desenvolvidas no estado. “Eu não falei do tradicional. Eu tentei chamar a atenção de que existe uma série de atividades com alto dinamismo ocorrendo hoje na Bahia e que essa atividade vai enfrentar alguns obstáculos”, disse. O primeiro deles, segundo o secretário, é a logística de movimentação de carga e pessoas. Gabrielli falou das péssimas condições dos aeroportos, portos e estradas. O segundo é a matriz energética da Bahia. “Da nossa matriz energética, 10% vem da lenha, 80% de origem fóssil, nossa capacidade de crescimento de produção energética é limitada”.

Gabrielli concluiu sua apresentação falando sobre o enorme potencial da Bahia, mesmo com todas as dificuldades que vem enfrentando: “Nós temos um estado com enorme potencial e há vários seguimentos em que é possível atuar, em que é possível haver intervenção”. Embora a intervenção não possa acontecer a curto prazo, o secretário afirma que em 10 anos é possível ter um novo ciclo de crescimento, com grandes melhorias para a Bahia.

Fonte: ascom.fapesb