Publicado em: 01/08/2016 às 17:13

Ganhadores do Concurso Ideias Inovadoras recebem capacitação do Sebrae

Para transformar ideias inovadoras em produtos ou serviços reconhecidos, os ganhadores do Concurso Ideias Inovadoras 2015, ação realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) receberam capacitação do Sebrae durante os dias 27, 28 e 29 de julho, no auditório Lourenço Costa, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Ademário Almeida, representante da diretoria de Inovação da Fapesb deu as boas-vindas aos participantes. “Esta atividade tem como objetivo contribuir para a transformação de suas ideias em novos negócios. Nesse sentido, a Fundação lançou o edital Desenvolvimento de Ideias – Startups, demonstrando como, para nós, a construção de novos negócios de base tecnológica, configura-se como uma importante estratégia para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”.

O consultor credenciado Sebrae, Luiz Cláudio Moitinho Gomes que ministrou a oficina ‘Plano de Negócios para Começar Bem’ disse que “o objetivo da oficina foi apresentar um modelo de plano de negócios básico e simplificado, para que eles possam fazer um desenho desse negócio que eles estão querendo implementar. Envolvendo a estruturação da empresa, plano de marketing, plano operacional e o plano financeiro, que mostra o quanto de viabilidade ou não possui o negócio”.

O Concurso Ideias Inovadoras, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Bahia (Fapesb), selecionou ganhadores nas oito categorias, sendo elas: (1) Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio; (2) Graduandos; (3) Pós Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu; (4) Pesquisadores; (5) Graduados Independentes; (6) Inventores Independentes; (7) Inventores da Economia Criativa; e (8) Inovações Educacionais.

O Ideias Inovadoras é uma linha de ação do Programa Empreende Bahia e conta com a parceria da Vilage Marcas e Patentes, SEBRAE, SECULT e SEC e promove a participação da comunidade estudantil e acadêmica, pesquisadores, graduados e inventores.