Voltar
Publicado em: 26/07/2012 às 14:59

GIRO NA CIÊNCIA – Cientistas criam o material mais leve do mundo

Por: Ascom/Fapesb

Cientistas da Universidade Tecnológica de Hamburgo e da Universidade de Kiel, da Alemanha, criaram o aerografite. O material é considerado o mais leve do mundo.

A nova criação conseguiu ultrapassar o aerogel, material usado pela NASA para coletar poeira de um cometa. O aerografite tem 99,9% de ar e densidade de apenas 0,2 miligramas por centímetro cúbico.

Para conseguir esse feito, os cientistas criaram uma rede de tubos ocos de carbono em escalas nano e micro. Portanto, ele é praticamente um espaço vazio. Por isso, a imagem do aerografite foi feita a partir de um microscópio eletrônico.

Mas, apesar dessa aparência mais frágil, o aerografite tem propriedades muito impressionantes. Por ter essa natureza esparsa, o aerografite pode ser comprimido por um fator de mil e mesmo assim voltar ao seu tamanho original. O material também pode conduzir eletricidade, como parte de uma bateria ultraleve, por exemplo.

Outro ponto de destaque é a resistência do aerografite. Ele aguenta até 35 vezes mais peso do que o aerogel e pode aguentar cerca de 40 mil vezes o próprio peso.

Fonte: exame.com

Voltar