Publicado em: 10/01/2023 às 09:21

Governador da Bahia anuncia novo diretor da Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é responsável por fomentar pesquisas científicas e tecnológicas no estado. Nesta sexta-feira (06), com transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou Handerson Leite como novo diretor Geral da Fapesb. O doutor em Saúde Coletiva substitui Luiz Araújo, que comandou a Fundação de maio a dezembro de 2022.

Handerson Leite, que já foi diretor de Inovação da Fapesb, agradece a confiança do Governador e diz que vai contribuir, junto com entidades públicas, privadas e sociais, para a expansão da ciência, tecnologia e inovação na Bahia, em busca do desenvolvimento, mas preocupado com a redução das desigualdades socioeconômicas, que também é papel da Fundação. “Agradeço ao governador pela oportunidade de colaborar com o avanço da pesquisa científica, tecnológica e inovadora em nosso estado. Vamos trabalhar de forma transversal com a Secti, outros órgãos públicos, a academia, empresas e sociedade, conforme o Programa de Governo Participativo (PGP) de Jerônimo Rodrigues”.

Quem é Handerson Leite?

O novo diretor Geral da Fapesb é doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Fez mestrado em Cuba na área de Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico Para La Educación Técnica e Profesional (ISPETP). Concluiu especialização em Qualidade Industrial e de Serviços, pela Ufba, e em Psicopedagogia Empresarial, pela Universidade Gama Filho (UGF). Handerson é graduado em Licenciatura Plena em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG).

Além disso, é professor titular aposentado do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Foi diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesab), diretor do Polo de Inovação Salvador (unidade especial do Ifba), diretor de Inovação da Fapesb e superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti.