Publicado em: 01/03/2023 às 11:06

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia reajuste das bolsas da Fapesb

Novo valor das bolsas de pesquisa vai acompanhar percentual de reajuste praticado pelo Governo Federal

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (28), através de suas redes sociais, o reajuste das bolsas de pesquisa concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O novo valor das bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado acompanha o percentual de reajuste oferecido pelo Governo Federal. A expectativa é que o benefício referente ao mês de março seja pago reajustado a partir de abril.

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que o reajuste faz parte de um esforço em nome da ciência, do conhecimento e do desenvolvimento. “Nós estamos com essa correção com um esforço muito grande financeiro. Dois meses de governo e já fazemos essa conta com a Secretaria da Fazenda, com a participação da Secti, com a própria Fapesb e, naturalmente, a Secretaria de Educação, garantindo, assim, a relação com as universidades. Anunciamos que a bolsa de iniciação científica chegará ao valor de R$ 700, de mestrado chegará a R$ 2100, de doutorado para R$3100 e a de pós-doutorado de R$ 5200”.

O secretário da Secti, André Joazeiro, fez questão de lembrar que o Brasil vive um novo momento, no qual a ciência voltou a ser valorizada. “É a Bahia de braços dados com o governo Lula, valorizando ciência, tecnologia e inovação. Temos que comemorar, pois, como disse nosso presidente, saímos de um período sombrio da nossa história, um período marcado pelo negacionismo. Vamos seguir avançando sempre em prol do nosso povo”, disse.

Para o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, o reajuste reforça o compromisso que o Governo do Estado tem com a pesquisa. “Entendo que esse reajuste atende à expectativa dos pesquisadores e pesquisadoras e fortalece cada vez mais a ciência, tecnologia e inovação no estado. Importante salientar a sensibilidade e o esforço do governador Jerônimo Rodrigues para que pudéssemos atingir os mesmos valores federais”.