Voltar
Publicado em: 26/03/2024 às 11:28

Governo do Estado lança Edital Ciência na Mesa 3, com foco na água para consumo de alimentos

Por: Ascom/Fapesb

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Água, o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que em parceria com as secretarias de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e de Desenvolvimento Rural (SDR), lançou, nesta sexta-feira (22), o Edital Ciência na Mesa 3 – Água para Consumo e Produção de Alimentos no Campo e na Cidade. O lançamento ocorreu no Parque do Abaeté, em Itapuã, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Secti, André Joazeiro, do diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, da secretária da Seades, Fabya Reis, de autoridades governamentais e lideranças comunitárias do bairro.
Com um investimento de R$ 6,3 milhões, o Ciência na Mesa 3 tem o propósito de selecionar e apoiar projetos de pesquisa inovadores para aplicação de novas tecnologias sociais de acesso à água ou de tecnologias já existentes, desde que aprimoradas, para a sua utilização de maneira racional e integrada para consumo humano, produção de alimentos e cuidado com os animais, em espaços rurais e periurbanos. Para a secretária da Seades, Fabya Reis, este novo edital é, sem dúvidas, mais um salto nas frentes da segurança alimentar e nutricional. “O Governo da Bahia tem avançado nas estratégias de combate à fome, integrando suas diversas áreas e fortalecendo o cuidado e as políticas voltadas a quem mais precisa”, frisou.
O Ciência na Mesa 3 apresenta cinco linhas temáticas para submissão das propostas: Aprimoramento de Sistemas de Tratamento de Água para Consumo Humano; Otimização de Sistemas de Captação e Armazenamento de Água para a Agricultura; Tecnologias de Irrigação Sustentável e Eficiente; Promoção e Uso de Materiais e Técnicas Sustentáveis para Implementação e Melhorias das Tecnologias Sociais; e Inclusão Digital para Agricultores Familiares. Podem ser submetidas propostas de até R$ 400 mil, por projeto, em qualquer uma dessas linhas apresentadas no edital.
Para Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, esse é um momento muito simbólico, porque há uma preocupação grande no mundo com o meio ambiente e a sustentabilidade. “A água é um bem vital para a natureza, e a Fapesb não podia ficar de fora desse momento. Lançamos um edital que é voltado exatamente para a água, no qual podemos construir tecnologias principalmente sociais que possam levar o recurso para os seres humanos que não têm acesso a ela, para o cuidado com os animais e para a agricultura. Então, não podíamos deixar de gerar tecnologias nessa área, especialmente quando temos um Semiárido tão grande ”, destacou.
Todos os editais lançados pela Fapesb em parceria com a Secti, que fazem parte da estratégia Ciência na Mesa, integram as ações da Coordenação Geral do Programa Bahia Sem Fome, da Secretaria da Casa Civil. O Ciência na Mesa 3 já está disponível no portal da Fapesb e pode ser acesso através do endereço www.fapesb.ba.gov.br, na aba Editais 2024.
Voltar