Voltar
Publicado em: 02/03/2011 às 13:27

GTCOM defende criação de curso de especialização em CT&I

Por: Ascom/Fapesb

Proposta integra plano de trabalho apresentado pelo novo grupo gestor, que inclui fortalecimento da comunicação das Fap’s e do CONFAP.
Reiterando o papel da comunicação no que se refere à difusão e popularização da ciência, o Grupo de Trabalhos em Comunicação do CONFAP apresentou plano de trabalho durante encontro em Vitória. Em sua fala, a nova coordenadora do GTCOM, Mônica Costa (FAPERN), contextualizou a criação do grupo, discorreu sobre o histórico de atuação da equipe e enumerou as linhas do plano de trabalho para a gestão 2011/2012.

Entre as ações já realizadas, a coordenadora destacou o diagnóstico direcionado à área de comunicação das Fap’s com vistas a identificar características, produção e principais entraves à área de comunicação. De acordo com o levantamento, das 23 FAP’s existentes, 19 possuem profissional de comunicação, sejam funcionários efetivos, bolsistas ou mesmo empresa terceirizada e que todas as instituições possuem algum produto de comunicação. Ainda de acordo com o diagnóstico, a falta de recursos humanos (ou equipe insuficiente) foi citada como a principal dificuldade por quase metade dos respondentes. “Hoje, esse é o principal entrave ao crescimento da área e dos programas mantidos”, salientou Mônica Costa.

As informações do diagnóstico subsidiaram o GTCOM na definição do primeiro dos quatro pontos do plano de trabalho dos próximos dois anos. Para o grupo é fundamental que cada Fap busque por um quadro de pessoal adequado para atuar no departamento de comunicação. Além disso, sugere-se a realização de oficina para gestores das FAP’s com o objetivo de sensibilizá-los sobre importância e funcionamento dessa área.

O próximo ponto trata do fortalecimento da comunicação do CONFAP, impulsionado com a criação de um produto de comunicação cuja proposta deve ser formulada nos próximos encontros. A terceira linha da proposta inclui o estabelecimento de parcerias estratégicas. “Podemos realizar propostas em conjunto com outras instituições de pesquisa ou agências de fomento em temas de interesse e elaborar editais de apoio à pesquisa na área de comunicação cientifica”, esclareceu.

Por fim, a quarta linha de atuação direciona-se para a profissionalização da cobertura de CT&I. A ideia é promover um curso de especialização por meio de parceria entre o CONFAP e uma instituição de ensino. “Propostas já foram solicitadas à ABJC (Associação Brasileira de Jornalismo Científico) e ao Museu da Vida/Fiocruz. A ABJC retornou sinalizando interesse” informou a coordenadora.

Mônica reforçou a importância de adesão e empenho dos presidentes das Fap’s para que não só viabilizem a participação de seus funcionários nas discussões dos próximos encontros como os estimulem a trocar experiências. As próximas três reuniões do GTCOM devem ser realizadas em maio (Brasília), setembro e novembro. Além da coordenadora Mônica Costa, o núcleo gestor do GTCOM é composto por Heloísa Dallanhol (FAPESC), Nathália Ramos (FAPEMA) e Cristiane Barbosa (FAPEAM).

Fonte:

Voltar