Voltar
Publicado em: 18/11/2010 às 12:06

Incuba vai beneficiar mais de 150 trabalhadores de cooperativas de reciclagem

Por: Ascom/Fapesb

Homens e mulheres com baixa escolaridade, negros e moradores da região metropolitana de Salvador. Esse é o perfil do público que será beneficiado pelo Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia: Práticas Solidárias em Busca de Sustentabilidade, novo projeto da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incuba) da UNEB.
O projeto foi um dos 12 aprovados no edital lançado em agosto pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), em parceria com as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Meio Ambiente (Sema) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O termo de outorga da iniciativa foi assinado pelo reitor da UNEB, Lorisvaldo Valentim, e pela coordenadora de projetos da Incuba, Ronalda Barreto, nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, na Governadoria do Estado da Bahia, na capital, em solenidade que contou com a participação de gestores das secretarias participantes e da fundação.
Dos R$ 2,5 milhões do edital da Fapesb, o projeto da UNEB ficou com a fatia de R$ 340 mil, que será utilizada em ações elaboradas conjuntamente entre seis cooperativas, que atendem a mais de 150 trabalhadores.
As cooperativas que integram o complexo são Ação Reciclar, Amigos do Planeta, de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), de Serviços de Reciclagem, Meio Ambiente e Promoção da Cidadania (Recicoop), de Catadores da Nova República (Canore) e de Reciclagem e Serviços da Bahia (Coopers).
O diretor da Fapesb, Roberto Paulo Machado, informou que os recursos serão repassados para as instituições contempladas ainda este ano. “Esse foi um edital que conseguiu conjugar três variáveis: é ambientalmente correto, busca a igualdade econômica e é socialmente preocupado”, pontuou.
Pioneirismo
O secretário Nilton Vasconcelos (Setre) destacou o pioneirismo da Universidade do Estado da Bahia nesse tipo de iniciativa.
“A UNEB foi a primeira instituição do estado e uma das primeiras do Brasil a implantar uma incubadora de cooperativas populares. Esse projeto de extensão prestado pela universidade é muito importante, pois transfere conhecimento às classes menos favorecidas”, avaliou Nilton.
O reitor Valentim ressaltou que um dos objetivos de sua administração está na expansão das ações da Incuba para cidades do interior do estado onde a universidade possui campus.
“Essa parceria prova a credibilidade das ações extensionistas da universidade. Nossas atividades com incubadoras são desenvolvidas com sucesso há mais de 10 anos, e não chegaríamos tão longe sem o incentivo dos editais de fomento”, assegurou Valentim.
De acordo com Ronalda Barreto, o recurso destinado ao projeto vai possibilitar a melhoria das condições de trabalho e renda dos cooperados, nas ações que serão iniciadas tão logo a verba seja liberada.
Também participaram da cerimônia de outorga do convênio, o chefe de gabinete da Sema, Adolpho Neto, que representou o secretário Eugênio Spengler, a reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal, ex-diretora da Fapesb, além dos coordenadores dos outros 11 projetos selecionados.
Fonte: UNEB

Voltar