Voltar
Publicado em: 22/09/2010 às 14:57

Iniciada 2ª Oficina de Incubação em Empreendimentos Solidários

Por: Ascom/Fapesb

Planejamento da gestão e finanças, aquisição de equipamentos para os empreendimentos, consolidação do processo de gestão de bancos comunitários solidários e articulações institucionais com universidade, poder público, associações, iniciativa privada e o movimento de economia solidária.
Esses foram alguns dos resultados apresentados na abertura da 2ª Oficina de Formação em Incubação de Empreendimentos Solidário, que acontece até esta quinta-feira (23), no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
“O evento tem como objetivo fazer uma avaliação dos projetos de economia solidária executados por 66 participantes do edital Setre-Fapesb, além de servir como troca de experiência”, explica o superintendente de Economia Solidária, Helbeth Oliva. O edital, lançado em 2008, disponibilizou recursos da ordem de R$ 4 milhões para fortalecer e garantir a sustentabilidade econômica, social e política aos empreendimentos, gerando mais trabalho e renda no estado.
Integrante da cooperativa Realizarte Buffet, do bairro de Castelo Branco, em Salvador, Socorro Lopes avalia como positivo o trabalho de incubação dos empreendimentos solidários porque, além dos equipamentos como bandejas e taças é oferecido assessoramento em gestão, planejamento e divulgação do empreendimento.
No evento são abordados temas como metodologias de incubação, de gestão participativa e dos indicadores de desempenho, e também as ferramentas de acompanhamento para mensurar a evolução de todo o processo. Participam da oficina, coordenadores e parte das equipes executoras dos projetos, além de técnicos da Setre.

Voltar