Publicado em: 01/09/2016 às 16:20

Jailson de Andrade recebe o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico da Fapesb

Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento recebeu o prêmio, que reconhece o trabalho de excelência de acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento e o estímulo ao exercício de pesquisas na Bahia.

MCTIC - JAILSON DE ANDRADE RECEBE PREMIO ROBERTO SANTOSO secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson de Andrade, recebeu na última quinta-feira (25) o 2º Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, entregue durante as celebrações pelos 15 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em Salvador.

Desde 2015, o prêmio reconhece o trabalho de excelência de acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento e o estímulo ao exercício de pesquisas científicas na Bahia. O nome da medalha homenageia o médico e professor Roberto Santos, ministro da Saúde de 1986 a 1987, governador de 1975 a 1979 e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de 1967 a 1971.

Escolhido entre seis pesquisadores de ciências exatas, da terra e engenharias, Jailson recebeu a honraria das mãos do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, e do próprio Roberto Santos, que completa 90 anos em setembro.

“A emoção é grande e estou triplamente honrado”, disse o secretário do MCTIC. “Primeiro porque é um prêmio criado pela Fapesb, fundação que eu vi nascer; segundo porque leva o nome de um professor por quem tenho grande admiração; e terceiro por ter sido escolhido entre tantas pessoas de altíssimo gabarito na Bahia. Estou extremamente feliz.”
Perfil
O químico Jailson de Andrade tomou posse como titular da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) em 12 de fevereiro de 2015. Baiano de Ubaíra, é professor do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da UFBA desde 1976 e coordena o Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente da UFBA, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e o Estudo Multidisciplinar da Baía de Todos os Santos, com apoio da Fapesb.

Jailson é pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sua área de atuação envolve química inorgânica, analítica e ambiental, energia e combustíveis. É membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Grã-Cruz, e conselheiro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atua na editoria dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC), do portal Química Nova Interativa (QNInt) e dos periódicos Microchemical Journal e Analytical Methods.

Graduado em química pela UFBA, Jailson possui mestrado em ciências pela mesma universidade e doutorado em química analítica e inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). É autor de estudos em nível de pós-doutorado no Laboratório Nacional de Brookhaven, em Nova York (EUA).

Link: http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/jailson-de-andrade-recebe-o-premio-roberto-santos-de-merito-cientifico-da-fapesb;jsessionid=CAFDC13DE36E10CC13C6A889BB4DD064

Fonte: MCTIC