Voltar
Publicado em: 31/03/2016 às 15:06

Lançado edital que vai dar bolsas de pesquisa para startups baianas

Por: Ascom/Fapesb

Edital será lançado no dia 1º de abril, em evento que também conta com a apresentação de estudo do Sebrae sobre o Ecossistema Baiano de Startups

Quem ainda não tem uma empresa, mas tem uma ideia inovadora e precisa de apoio e conhecimento para transformar o sonho em realidade, terá uma oportunidade única em abril. Em iniciativa pioneira, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sebrae, lançarão nesta sexta-feira (1º) um edital para empreendedores que querem desenvolver projetos de startups de base tecnológica. O Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias será lançado no Parque Tecnológico da Bahia, às 10h, em evento que também contará com a apresentação de estudo do Sebrae sobre o Ecossistema Baiano de Startups, com informações sobre a realidade do segmento e pontos a serem desenvolvidos.

O edital oferecerá uma bolsa de pesquisa de R$ 2 mil por quatro meses, além de capacitações do Sebrae, que ajudarão os selecionados a desenvolver o projeto inscrito em questões como a modelagem do negócio, estratégias de marketing, captação de recursos, finanças e legalização. Serão selecionados projetos de 15 empreendedores (pessoas físicas). Gerente de Acesso a Tecnologia e Inovação do Sebrae na Bahia, Leandro Barreto destaca que o edital incentiva a inovação, fomentando o ecossistema baiano. “Ao final dos quatro meses, teremos potenciais novas empresas. Trabalharemos com potenciais empresários, em um cenário pré-startup”, conta.

Além do lançamento do edital, quem comparecer ao evento terá a oportunidade de ver um verdadeiro raio-x do ecossistema de startups na Bahia. Em estudo que mapeou 127 startups em todo o estado, o Sebrae identificou características do segmento e cinco pilares de desenvolvimento: talento, densidade, cultura, capital e ambiente regulatório. “Depois desse mapeamento de verificação da realidade e do contexto das startups, foram criadas proposições para a gente interagir com esse ecossistema”, conta Alessandra Giovana, gerente adjunta de Acesso a Mercados do Sebrae no estado.

Alessandra adianta ainda que as propostas criadas para os cinco pilares serão apresentados em reunião da Rede Baiana de empreendedorismo e Incubação (R-BEI), que acontecerá no mesmo dia e local, às 14h. “Queremos construir uma agenda positiva para cada um dos três grupos de trabalho da Rede, que são empreendedorismo, incubação e financiamento”, explica.

É possível realizar pré-inscrição no evento de lançamento do edital e de apresentação do Sebrae sobre o ecossistema baiano de startups no site da Secti.

Link: http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/lancado-edital-que-vai-dar-bolsas-de-pesquisa-para-startups-baianas/109548/

Voltar