Voltar
Publicado em: 12/07/2023 às 16:05

Lançamento do Edital 2 de Julho no Metaverso estimula inovação nas escolas

Por: Ascom/Fapesb

Investimento permite que criatividade seja usada para contar, de forma lúdica, importantes fatos da história da Bahia

Imagina reconstruir episódios importantes da história da independência da Bahia utilizando a tecnologia como forma de criar materiais virtuais e didáticos para as escolas públicas baianas. Foi pensando nisso, e utilizando o bicentenário da Independência da Bahia como elemento de referência, que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou nesta quarta-feira (12), no Espaço Lazareto, o Edital 2 de Julho no Metaverso. A cerimônia de apresentação do novo edital contou com a participação do secretário da Secti, André Joazeiro, de representantes das secretarias de Educação (SEC), Cultura (Secult), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento Econômico (SDE), do diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e de profissionais do segmento de Games na Bahia.

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, o edital estimula a criação de conteúdos lúdicos. Ele destaca ainda o caráter transversal da ação que dialoga com outras secretarias. “Essa iniciativa tem duas ações importantes. Uma é o segmento do metaverso, que trata da realidade aumentada e está sendo potencializado com o edital. As ICTs, por exemplo, já têm grupos de pesquisa discutindo fortemente o tema. Em segundo lugar, usamos a transversalidade da Secti para trazer pautas das secretarias da Mulher, da Cultura e da Promoção da Igualdade Racial para dentro de um conteúdo metaverso, que é uma maneira da criança aprender de forma mais leve. Assim, valorizamos nossos heróis negros, indígenas, mulheres, que nunca foram valorizados na história contada nos livros formais”, diz.

O novo edital destinará R$ 4 milhões para o financiamento das propostas aprovadas, sendo disponibilizados para cada projeto até R$ 660 mil. Os projetos deverão ser apresentados por pesquisadores vinculados a uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (pública ou privada sem fins lucrativos), localizada no Estado da Bahia, e que desenvolvam, obrigatoriamente, atividade de pesquisa de caráter científico ou tecnológico.

Segundo Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o edital busca atingir vários objetivos, dentre os quais o de homenagear o bicentenário da independência da Bahia e fomentar a pesquisa e o desenvolvimento das técnicas de construção de hologramas (imagens tridimensionais geradas por feixes de luz) e das realidades virtual e aumentada. “Além de gerar um material didático diferenciado para uso dos nossos estudantes e capacitar professores do estado no uso dessa tecnologia, a aplicação desse conhecimento em sala de aula reforça a ideia de que a aproximação com as tecnologias de ponta, no dia a dia, deve ajudar nossos estudantes a trilharem os caminhos da ciência e da tecnologia”, afirma

Presente no lançamento, Felipe Pereira, historiador e desenvolvedor de Games desde 2008, acredita que o novo edital é uma forma de potencializar outras iniciativas com essa linguagem mais lúdica do metaverso. “De alguma forma estamos dando um passo no caminho de adaptar um pouco mais essa linguagem para o público que temos em sala de aula hoje, que é muito diverso, dinâmico e que demanda muita interação”.

Leonardo Silva, presidente da Associação de Produtores de Animação e Games da Bahia (Gama), destaca a oportunidade que o Edital traz para o fomento da pesquisa e do desenvolvimento de novas linguagens. “Utilizar o metaverso, os games, as animações para contar as histórias da nossa cultura, aliando isso a empresas de conteúdo, a novos talentos e a universidades, é muito importante para perpetuar e contar melhor sobre essas memórias”, frisa Silva.

Submissão

Para que a proposta submetida seja contemplada e receba apoio da Fapesb, um dos principais desafios para os pesquisadores é de apresentarem ideias inovadoras no universo da linguagem virtual, de forma que consigam reconstruir a história da Bahia considerando um episódio genérico importante da independência baiana, tomando como referência um dos seis acontecimentos que estão indicados no Edital: Nova Junta Administrativa (12 de fevereiro de 1822), Convento da Lapa (19 de fevereiro de 1822), Cachoeira (25 de junho 1822), Pirajá (8 de novembro de 1822), Ilha de Itaparica (7 de janeiro de 1823) e Cidade de Salvador (2 de julho), além de heroínas e heróis da independência.

De acordo com o cronograma do Edital, o formulário eletrônico para preenchimento das propostas estará disponível a partir de 28 julho. A divulgação do resultado final do Edital será em dezembro de 2023. O edital 2 de Julho no Metaverso está disponível na aba editais do site www.fapesb.ba.gov.br.

Voltar