Publicado em: 13/07/2016 às 17:53

Lançamento do livro Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social

need 4
O livro “Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social” é uma coletânea de textos organizados pelo professor José Cláudio Alves de Oliveira. O evento desta quarta-feira, 3 de junho, às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, está incorporado ao “Diálogos Contemporâneos do MAB”. A mostra tem como tema a fé e sua manifestação artístico-religiosa, no âmbito da comunicação e da memória social. O livro é resultado dos estudos realizados por seis pesquisadores que enveredaram dos Estados Unidos ao Brasil em salas de milagres e museus para analisarem a iconografia, gramática, discurso e midiatização dos ex-votos. Antecedendo ao lançamento, o professor e filósofo José Antônio Saja fará uma palestra sobre “A Estética e os Ex-Votos” e, nessa mesma noite, será inaugurada uma exposição homônima ao livro, que estará franqueada ao público até o dia 30 de junho.

Segundo o professor José Cláudio, a coleta de objetos ex-votivos para a exposição e lançamento do Livro foi realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2015 no Santuário de São Lázaro e São Roque. “Fé e milagre compõem o local. A coleta se deu sob orientação do coordenador e presença de duas bolsistas, Ariadiny e Marise, e da mestranda Genivalda”, afirma José Cláudio.

Leia (abaixo) a biografia dos autores da coletânea.

José Cláudio Alves de Oliveira – PhD em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pósdoutorado em Comunicação e Tecnologias, pela Universidade do Minho, Portugal (BEX/CAPES 18009/12-3). Professor e Chefe do Departamento de Museologia da UFBA. Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e o Projeto Ex-votos do México (CNPq). Líder do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus. Ver mais

Foto de Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social.
Gilson Magno dos Santos – PhD em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Pós-doutorado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade
Federal da Bahia. Atua no Mestrado de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Integrante do GREC (Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus). Ver mais

Foto de Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social.
Genivalda Cândido da Silva – Museóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Atuou como pesquisadora de Iniciação Científica no Projeto Ex-votos das Américas. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus – e do NPE – Núcleo de Pesquisas dos Ex-votos.

Foto de Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social.
Natália Marques da Silva – Graduada em História da Arte pela University of Central Florida. Bolsista do Research and Mentoring Program do Mestrado em Museologia pela University of Florida. Desenvolve trabalhos e pesquisa no campo da música popular no Haiti. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.

Foto de Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social.
Beatriz Helena Hamsthaler Figueiredo (Bia Hamsthaler) – Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em História Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.

Foto de Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social.
Ana Helena da Silva Delfino Duarte (Aninha Duarte) – PhD em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio na Universidade de Évora, em Portugal (Bolsa PDEECAPES). Ver mais

Link: Lançamento do livro Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social