Voltar
Publicado em: 23/11/2011 às 12:35

Manaus sediará Fórum Nacional do Consecti & Confap

Por: Ascom/Fapesb

Ocorrerá em Manaus, nos dias 1º e 2 de dezembro, o último Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) do ano de 2011. A capital do Amazonas receberá todos os presidentes das FAPs do Brasil e os Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia.

O encontro terá como tema central ‘A internacionalização da Ciência e Tecnologia brasileira’ e contará com o lançamento de editais internacionais de cooperação, com o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (Inria) e o Programa de Inovação nas Empresas, uma parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Confap e Consecti. Estarão presentes nos debates representantes de algumas das mais importantes instituições de pesquisa do mundo, como Bill & Melinda Gates Foundation dos Estados Unidos, Centre National de La Recherche Scientifique da França e o International Science and Technology Partnerships do Canadá.

A internacionalização é o caminho natural para um país que pretende assumir um posto de destaque no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação mundial. O processo é a melhor forma de facilitar o acesso dos pesquisadores brasileiros aos mais prestigiados centros de pesquisa e universidades do mundo. A internacionalização se dá normalmente por meio do desenvolvimento de projetos e pesquisas conjuntas entre instituições brasileiras e estrangeiras, através do estímulo ao intercâmbio de estudantes, professores e PhDs e a organização de eventos em parceria com entidades internacionais. Essas vertentes serão objeto de intensa discussão durante o Fórum.

Edital de Tecnologia da Informação e Comunicação

O Edital de Cooperação Nacional e Internacional FAPs/Inria/INS2i-CNRS tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação envolvendo equipes de um ou mais Estados brasileiros, entre aqueles que aderiram à chamada. O apoio aos projetos aprovados dar-se-á através do financiamento da mobilidade dos pesquisadores para visitas científicas aos parceiros envolvidos.

Segundo Claudia Linhares Sales, diretora da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), “esse edital é um marco para área de tecnologia da informação e comunicação, uma vez que estimula e viabiliza a colaboração científica entre os grupos de pesquisa nacionais e os dois maiores institutos franceses da área, o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (Inria) e o pesquisadores de TIC do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), agrupados no Instituto Nacional das Ciências da Informação e de suas Interações (INS2i)”. Esses institutos possuem pesquisadores em praticamente todos os grandes laboratórios e universidades francesas, permitindo às equipes brasileiras amplas possibilidades de cooperação.

Programa Inovação nas Empresas

O novo programa da Finep, em parceria com os Estados e suas Fundações de Amparo à Pesquisa, visa ofertar recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) para apoiar o desenvolvimento tecnológico de micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões.

De acordo com Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), “a inovação é um investimento de risco e o fomento ao desenvolvimento tecnológico nas empresas deste porte é fundamental para garantir a competitividade e inserção desse segmento no mercado. A subvenção econômica é uma estratégia indispensável para a inovação nas micro e pequenas empresas”.

O projeto terá duas fases, na primeira a Finep selecionará agentes operacionais locais, que serão apresentados pelas secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia, e receberão o fomento não reembolsável originário do FNDCT, para que estruturem e coordenem a ação em cada Estado em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa. Em uma segunda fase serão selecionados os projetos de micro e pequenas empresas para obterem recurso visando ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.

Fonte: Confap

Voltar