Publicado em: 09/05/2011 às 19:56

Ministro de C&T pede apoio para o setor no Senado

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, pediu o apoio dos senadores para dar prioridade ao setor como forma de garantir o desenvolvimento econômico do país

Aloizio Mercadante apresentou as propostas da pasta para os próximos anos e destacou o aumento na formação de mestres e doutores no País, bem como da presença brasileira em periódicos científicos internacionais. No entanto, de acordo com o ministro, a formação de mão de obra voltada para a área tecnológica e o registro de patentes são os mais baixos do mundo. Por isso, é preciso investir em recursos humanos e incentivar as empresas a investir em ciência, tecnologia e inovação.

Aloizio Mercadante pediu o apoio dos senadores para transformar a ciência e tecnologia em prioridade econômica, política e estratégica para o Brasil. Segundo o Ministro, se o país não eleger a ciência, tecnologia, inovação como um eixo estruturante do desenvolvimento, nos vamos nos acomodar numa condição muito boa, porque o cenário é muito promissor, num grande exportador de commodities, acho que será um erro histórico decisivo para nosso projeto de futuro, mesmo porque o petróleo não é renovável, e nos precisamos aproveitar essa janela de oportunidade e criar a sociedade de conhecimento.

O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, um dos autores do pedido de audiência publica, acredita que o debate mostrou que o ministério da ciência e tecnologia e a comissão têm as mesmas expectativas para o setor. Os senadores pediram o empenho do ministério no desenvolvimento da região amazônica e do centro-oeste. Eles frisaram a necessidade de formação de mestres e doutores fora da região centro-sul do País e pediram investimentos na implantação de infraestrutura para garantir a inclusão digital e a expansão das telecomunicações nas regiões mais distantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Confap – 05/05/2011