Voltar
Publicado em: 16/10/2012 às 10:12

Ministro Raupp abre oficialmente a semana às 15h

Por: Ascom/Fapesb

O tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” mobiliza todo o país com a realização da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A ideia de “cidade sustentável” marca a edição deste ano no Distrito Federal, onde o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, abrirá oficialmente o evento nacional nesta terça-feira (16). A solenidade será, às 15h, no anfiteatro, do Pavilhão de Exposições de Parque da Cidade (ExpoBrasília), com a participação do secretário da Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco, e outras autoridades.

Na cerimônia, será entregue o 10º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2012 e do 2º Prêmio de Fotografia Ciência & Arte, ambos oferecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Está confirmada a presença dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, do ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Participam ainda, o secretário-geral assistente da Organização das Nações Unidas (ONU) para Coordenação Política e Assuntos Interagenciais, Thomas Stelzer, e a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, além de parlamentares e representantes dos governos do Distrito Federal e estaduais e de outros ministérios.

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, representará o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink, a ministra Izabella Teixeira; e a secretária executiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Patrícia Barcelos, a ministra Maria do Rosário Nunes.

Recorde

A SNCT é realizada, desde 2004, no mês de outubro, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), além das coordenações locais. A nona edição registra número recorde de atividades cadastradas: mais de 20 mil de todo o país (em 2011, foram 16 mil).

Fonte: Portal MCTI

Voltar