Publicado em: 24/02/2011 às 19:04

Olival Freire Junior assume Coordenação Geral do CNCT

O professor Olival Freire Junior, lotado no Instituto de Física da UFBA, foi nomeado para o cargo de Coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.

De acordo com o Artigo 1º da Lei nº 9.257, de 09 de janeiro de 1996, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), é o “órgão de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e implementação da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico”.

O CCT tem entre suas missões e competências sugerir idéias referentes à área; efetuar estudos e avaliações relativas à execução da política nacional do setor; e opinar sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento da área, bem como sobre atos normativos que objetivem regulamentá-la. O Presidente da República preside o Conselho e o ministro da Ciência e Tecnologia é seu Secretário.

Reformulado e ampliado, o CCT contribuiu para a definição do Plano de Ação 2007-2010 de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACTI), elaborado pelo MCT. Por meio de suas comissões de acompanhamento, o CCT tem desempenhado importante papel no acompanhamento e avaliação trimestral das ações previstas nas quatro prioridades estratégicas do PACTI.

O professor Olival é Licenciado e Bacharel em Fisica pela UFBA, Mestre em Ensino de Física e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado II desta universidade e Pesquisador 1-C do CNPq na área de História da Ciência. Realizou estágios de pós-doutoramento na Université Paris 7 e na Harvard University e Estágio Senior no MIT. Em 2004 foi distinguido com uma Senior Fellowship do Dibner Institute for the History of Science and Technology, MIT, EUA. É ainda o presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência para o período 201-2012 e o 1o Vice-Presidente da Comissão para História da Física Moderna da União Internacional de História e Filosofia da Ciência.

Freire Jr. foi um dos criadores e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (M/D, UFBA-UEFS, Conceito 5 CAPES). Além desse programa de pós-graduação, atua também no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (M/D, UFBA, Conceito 4 CAPES. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: História da Física, História da Ciência, Epistemologia, História da teoria quântica, Ensino de Fisica, História da física brasileira.

Fonte: http://www.portal.ufba.br/noticias/olival-freire-junior-assume-coordena%C3%A7%C3%A3o-geral-do-cnct