Voltar
Publicado em: 24/02/2012 às 18:07

Pesquisadora da FAPESB e Secretaria de Segurança Pública discutem projeto sobre controle de violência e drogas

Por: Ascom/Fapesb

A equipe da professora Edna Maria de Araújo, coordenadora do projeto sobre o papel do Disque Denúncia no controle de drogas e homicídios no Estado da Bahia reuniu-se hoje na FAPESB com membros da Secretaria de Segurança Pública para discutir o andamento dos trabalhos. Edna é professora do curso de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e teve seu projeto aprovado no Edital de Segurança Pública 2011.

O intuito do grupo é fazer um estudo sobre a importância do Disque Denúncia como fonte de dados para análises criminais relacionadas ao tráfico de drogas em Salvador e Feira de Santana. A ideia é traçar um plano de trabalho e dividir os objetivos específicos entre os componentes. A equipe, que já realisou visita ao escritório do Disque Denúncia, assistirá uma segunda apresentação sobre este serviço, para ter acesso aos dados necessários para a execução do projeto e conhecer mais profundamente sua história.

O projeto também tem por objetivo desenvolver trabalhos com escolas públicas a fim de prevenir a violência e utilização de drogas entre os jovens estudantes em Feira de Santana. Adequando as ações ao cronograma das escolas, o grupo pretende promover a educação de crianças e adolescentes quanto à utilização dos serviços do Disque Denúncia. Para isso, o projeto prevê algumas pesquisas no contexto escolar, para fazer um levantamento de dados quanto à relação dos jovens com situações de violência e drogas.

Dentre os objetivos específicos, no âmbito da análise do Disque Denúncia, estão a caracterização das denúncias feitas, a incidência das denúncias de tráfico de crack registradas e a verificação da relação entre homicídios e tráfico de drogas notificados. No contexto escolar, as pesquisas deverão identificar os fatores que determinam a ocorrência de violência nas escolas, analisar os significados que pais, alunos e professores atribuem à violência e estimular entre os jovens o desenvolvimento de tecnologias sociais para integração comunitária e prevenção do uso e tráfico de drogas.

O projeto é de grande relevância na medida em que busca contribuir para a solução de problemas relacionados à violência e ao tráfico de drogas no Estado na Bahia. Embora ainda esteja em fase inicial, a coordenadora Edna sabe que este trabalho tomará dimensões cada vez maiores: “Só vamos compreender o tamanho de nossas ações quando nos aproximarmos cada vez mais dos objetivos”, afirma.

Fonte: ascom.fapesb

Voltar