Voltar
Publicado em: 07/08/2023 às 10:20

Pesquisadores baianos criam carrapaticida à base de plantas medicinais

Por: Ascom/Fapesb

Produto, que está em fase de conclusão, usa na sua fórmula as folhas de babosa, nim e aroeira

O carrapaticida é uma substância usada para eliminar ou controlar carrapatos em animais. Com o intuito de trazer uma nova alternativa para pecuaristas e proprietários de animais, um grupo de pesquisadores, de Maracás, liderado por Raul de Souza, desenvolveu um inovador carrapaticida natural. Ao unir os conhecimentos tradicionais e avanços científicos, a equipe criou o NIARBS, que utiliza na sua fórmula as folhas das plantas medicinais babosa, nim e aroeira.

O processo de desenvolvimento do produto é composto por diversas etapas. “O carrapaticida alternativo é desenvolvido a partir de processos industriais, no qual se utiliza como principais matérias-primas as folhas de babosa, nim e aroeira. O processo de produção segue etapas como coleta, seleção, secagem ou desidratação, trituração, moagem, pesagem e mistura das folhas”, explica o pesquisador.

Segundo Raul, as substâncias presentes nas plantas possuem características que potencializam a eficiência do carrapaticida, que está no estágio de conclusão. “As matérias-primas possuem propriedades antissépticas, inseticida, anti-inflamatória, antimicrobiana, o que favorece para o potencial efeito do produto. O NIARBS é administrado via tópica, através de borrifamento. O período de efeito na prevenção e controle de ectoparasitas ocorre entre três e oito dias. A comprovação da eficiência do produto se deu por amostra em animais do tipo bovino, caninos e felinos domésticos e selvagens”, diz.

Para o desenvolvedor, o NIARBS é um projeto inovador por sua composição natural. “O produto se diferencia no mercado em relação a outros carrapaticidas por ser natural, visto que os concorrentes são químicos. Ele foi elaborado para atender a necessidade do mercado de consumidores criadores de animais, que visam a saúde e bem estar do animal”, afirma. A equipe coordenada por Raul é composta por Lucas Santana, Otacílio José, Heraldo Pires e Dhenyfe Silva.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Voltar