Voltar
Publicado em: 15/12/2021 às 16:35

Pesquisadores baianos recebem Prêmio Confap 2021 da Fapesb

Por: Ascom/Fapesb

Valorização e reconhecimento de cientistas que contribuem para o avanço da pesquisa na Bahia. Com este lema, a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), homenageou, em solenidade nesta terça-feira (14), no Espaço Lazareto, na sede da Fundação, aqueles que fizeram a diferença com seus projetos no ano de 2021. Os pesquisadores receberam placas em alusão ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Francisco Romeu Landi”, que é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, o prêmio é importante para que se mostre que, apesar do momento que o país vive, ainda há esperança. “Seguimos lutando e trabalhando juntos para que a ciência, a tecnologia e a inovação sigam em destaque na sociedade, fazendo a diferença e beneficiando a população. Precisamos consertar o nosso país e o caminho é através da educação, da pesquisa, desse trabalho que lutamos todos os dias para mantê-lo vivo. Os homenageados que estão aqui são apenas uma parte de um ecossistema que faz a diferença na vida de muita gente Brasil afora”, disse.

O diretor geral da Fapesb, Márcio Costa, lembrou que iniciativas como essa permitem que o trabalho dos pesquisadores seja reconhecido pela sua maior beneficiária, a população. “Essa é uma ação que visa contribuir para que a gente evite, ou pelo menos mitigue, esse cenário atual que estamos vivenciando de negacionismo da ciência em todos os seus desdobramentos. É importante que a Fapesb, junto com os demais parceiros, continuem trabalhando para dar visibilidade nas divulgações, premiações e reconhecimento aos pesquisadores que transformam a sociedade”, afirmou.

Presente na solenidade, João Carlos Salles, reitor da Ufba, destacou que o prêmio é mais uma porta para a valorização das instituições federais que, apesar dos poucos recursos recebidos, ainda conseguem se destacar no setor. “Este prêmio tem uma dupla face. Primeiro, ele valoriza as instituições e mostra que elas continuam produzindo com qualidade, que as instituições continuam sendo uma referência de conhecimento, de pesquisa e isso é muito importante. A outra face é que ele destaca o talento dos pesquisadores que nesse ambiente trazem inovação, a sua criatividade e a sua contribuição singular e intransferível que só vem reforçar o aspecto também institucional de todo esse evento”.

Prêmio Confap 2021

O Confap é o conselho que reúne todas as fundações de amparo à pesquisa do Brasil. Um edital foi lançado com etapas estaduais e nacional. Cada estado selecionou os seus pesquisadores que no final foram premiados e, automaticamente, concorreram à etapa nacional. Os homenageados foram: na categoria pesquisador destaque em ciências da vida, Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho; nas ciências exatas, José Maria Landim Dominguez; nas ciências humanas, Jacyra Andrade Mota; na categoria pesquisador inovador para o setor empresarial, Patrícia Virgínia Silva Lordelo; na inovação para o setor público, Márcio Galvão Guimarães de Oliveira; e na categoria profissional de comunicação, Bianca Brito, do Ifbaiano.

A professora da Ufba, Jacyra Mota, além de ser premiada no setor estadual, em primeiro lugar, conquistou o terceiro lugar na etapa nacional. “Hoje eu me sinto orgulhosa e feliz em saber que a sociedade conhece este trabalho que venho fazendo. No mundo de hoje, onde vivemos com tanto negacionismo, ver que há pessoas que estão reconhecendo e que dão valor ao trabalho dos professores e dos pesquisadores, é um ponto muito positivo para a sociedade e para o país. Apesar de tudo, estamos vivos e trabalhando”, comemorou a pesquisadora.

Também estiveram presentes no evento a pró-reitora do Instituto Federal Baiano, Luciana Mazzutti e o pró-reitor da Faculdade Bahiana de Medicina, Atson Fernandes. Junto com a secretária Adélia, o diretor da Fapesb, Márcio Costa, e o reitor da Ufba, João Carlos Salles, eles compuseram a mesa de abertura e foram os responsáveis pela entrega das placas aos selecionados no edital do prêmio. O evento foi restrito aos homenageados e seus convidados em virtude da limitação do espaço por conta da pandemia de Covid-19.

Voltar