Voltar
Publicado em: 20/03/2023 às 11:10

Pesquisadores criam projeto para divulgar o conhecimento das cocadeiras de Monte Gordo

Por: Ascom/Fapesb

Intuito da proposta é popularizar o conhecimento científico e valorizar as memórias e práticas das cocadeiras de Monte Gordo

A produção do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do mundo. Seus resultados são aplicados diariamente no cotidiano da sociedade. Muitas vezes esses progressos não são divulgados e, consequentemente, não são vistos pela população. Por isso, a difusão do conhecimento é ferramenta importante. Diante desse cenário, a pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Suely Aldir, desenvolveu um projeto sobre o saberes e fazeres das cocadeiras de Monte Gordo, em Camaçari. O objetivo é divulgar o conhecimento etnográfico e o empreendedorismo dessas mulheres.

O projeto é desdobrado em quatro formas para a difusão do conhecimento das fazedoras de cocadas. O museu saberes e fazeres na Bahia, disponível para visitação no Shopping Bela Vista, o jogo digital, a curadoria e exposição fotográfica, e o II Workshop em Difusão do Conhecimento na cidade de Maputo. “A divulgação com maior densidade na feitura da cocada tem a ver com a preocupação e possibilidade do desenvolvimento local. Na pesquisa foi possível diagnosticar o potencial do produto para preparar um terreno fértil para o desenvolvimento da região com a contribuição das políticas públicas”, explica Suely.

Segundo a coordenadora da pesquisa, o intuito é colocar em evidência, utilizando conceitos científicos, as cocadeiras de Monte Gordo, mostrando, assim, o conhecimento tradicional e etnográfico. “Queremos um acesso mais democrático na produção do conhecimento científico sobre saberes e fazeres menosprezados e inferiorizados, através do Museu digital Saberes e Fazeres, bem como através dos jogos digitais. Se pretende, concomitantemente, popularizar o conhecimento científico, bem como valorizar as memórias e práticas consideradas não dignas da difusão do conhecimento”.

Suely Aldir explica que a proposta se divide em dois aspectos. “Primeiro, queremos potencializar a Comunidade de Monte Gordo na Cidade de Camaçari. Segundo, queremos promover o desenvolvimento na Ciência, Tecnologia e Invenção no campo interdisciplinar, sobretudo na articulação entre as Ciências Experimentais e Ciências Humanas”. Além disso, haverá palestras sobre os fazeres e saberes na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e na Universidade de Coimbra, em Portugal, com o propósito de internacionalizar a pesquisa.

O trabalho desenvolvido conta com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade de São Paulo (USP). A equipe do projeto é formada por Suely Aldir, Adriana Marmori, Laura Moutinho, Mary Garcia, Sergio Henrique da Conceição, Elias Ramos, Lícia Maria Andrade, Joao Carlos de Jesus, Gildevan Dias, Lenade Barreto, Natalicia Lima, Sara Monteiro, Caio Cesar, Warlen Alves, Thyara Mariana e Fabiene Fernandes.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Voltar