Voltar
Publicado em: 17/10/2011 às 20:50

Pesquisadores da FAPESB expõem produtos na Semana Nacional de C&T

Por: Ascom/Fapesb

De 19 a 22 de outubro, a FAPESB fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em oito cidades da Bahia (Salvador, Itabuna, Irecê, Ilhéus, Valença, Feira de Santana, Tapiramutá e Camacan). No Shopping Iguatemi, em Salvador, haverá uma exposição de produtos de empresas apoiadas pela FAPESB.

Os produtos ficarão expostos em vitrines e mesas para apreciação, alguns deles disponíveis para interação. O público poderá conhecer produtos de grande apelo social, como o Cicloeletroergômetro, uma bicicleta ergométrica acoplada a um gerador de pulsos elétricos desenvolvida pela empresa Imago para auxiliar no tratamento de pacientes com paralisia ou falta de controle das pernas. Fará parte da exposição também, o Scanner Leitor SLEP da empresa NNSolutionS, um software que lê textos para deficientes visuais a partir de uma foto tirada pelo próprio celular.

Além desses, outras empresas e pesquisadores apoiados pela FAPESB farão parte da exposição na Semana de C&T, como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e sua coleção de abelhas e produtos das mesmas; a Naturelife que apresentará um suplemento alimentar em forma de “shake” para prevenir problemas relacionados à menopausa; e o pesquisador da UFBA Lázaro da Silva que fará demonstrações de lâminas histológicas em microscópios, com folhas e madeiras.

Todos os anos, a FAPESB abre um edital específico para a Semana de Ciência e Tecnologia baseado em um tema estipulado pelo Governo Federal. Este ano, 22 dos eventos que ocorrerão na Semana de C&T são frutos do Edital 011/2010 – Popularização das Ciências que contou com o apoio de R$ 150 mil da FAPESB. Os projetos foram desenvolvidos sob o tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos. Os produtos que estarão expostos no Shopping Iguatemi são resultados de editais diversos da Fundação.

Fonte: ascom.fapesb

Voltar